X

5 livros sobre acessibilidade

A acessibilidade é um dos caminhos para uma sociedade mais justa e inclusiva. Ela promove a autonomia dos sujeitos e torna espaços públicos e privados mais democráticos. Nesse sentido, é essencial que políticas públicas promovam ações que visem a acessibilidade, no entanto, a sociedade também deve estar preparada e educada para promovê-la, um meio para isso são os livros sobre acessibilidade.

Por isso, elaboramos este artigo, com o intuito de indicar alguns livros sobre acessibilidade para você entender um pouco mais sobre esse tema, tão essencial a nossa sociedade.

 

Entendendo o conceito de acessibilidade

Os conceitos de acessibilidade e inclusão possuem vínculos entre si. Geralmente, as pessoas a associam com a mobilidade dos sujeitos nos espaços físicos, mas a sua definição é mais abrangente. Os estudiosos esclarecem que ela é uma condição de superação de barreiras para que as pessoas possam participar, com isonomia, dos vários âmbitos da sociedade, portanto ela se aplica a várias dimensões.

Assim, acessibilidade é fundamental para o processo de inclusão social, sendo também uma questão de direito. Mas, para que possamos promovê-la, é preciso também que haja uma mudança de atitude da sociedade perante as pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.

 

A importância do debate sobre acessibilidade

Como podemos perceber, a acessibilidade é um caminho fundamental percorrido pelo processo de inclusão social. E, debatê-la é munir a sociedade de informações para derrubar os seus preconceitos, fazendo com que não apenas os espaços físicos sejam para todos, mas que as pessoas com deficiência possam ser vistas como iguais, detentoras de direitos e de potencialidades, como qualquer outra.

5 Livros para aprender sobre o tema

Agora que você já sabe o que é acessibilidade e a importância do seu debate, elaboramos uma lista de livros que ajudarão a entender outros conceitos que a compõem, seus desafios e suas possibilidades. Veja!

 

1. Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola (Jan Valle e David Connor)

Nesse livro, Jan Valle e David Connor elaboram um novo olhar sobre a deficiência, que, para eles, vai além do conceito médico (limitação física ou intelectual), e deve ser encarada como uma construção social. Isso porque, para os autores, a sociedade quem impõem as limitações sobre as pessoas com deficiência, excluindo-as do jogo social.

Desse modo, o livro nos provoca a entender que essa realidade é bem mais complexa e envolve todos nós. Assim, nos oferece ferramentas para lidarmos melhor com a construção dos processos de inclusão, principalmente pelas vias educacionais, oferecendo aos professores estratégias para criar uma cultura dinâmica em sala de aula.

 

2. A diferença invisível (Julie Dachez)

A diferença invisível é um livro de ficção que conta a história de Marguerite, uma jovem de 27 anos, que, aparentemente, é igual a qualquer mulher da sua idade. No entanto, ao longo do livro percebemos que algumas características suas a diferenciam.

Ela se sente deslocada e faz um esforço muito grande para manter as aparências no seu dia a dia. A sua rotina é muito rígida e mudanças de hábito não fazem parte dela, pois o ambiente em que transita precisa estar bem protegido, como um casulo.

Nesse contexto, Marguerite se sente agredida pelos ruídos e barulho das falas dos seus colegas. E, vendo-se nessa situação, começa uma busca por si mesma, descobrindo que tem um Transtorno do Espectro Autista – a síndrome de Asperger. A partir daí, sua vida se modifica profundamente.

 

3. Inclusão de pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas: Avanços e desafios (Margareth Diniz)

Nesse livro, Margareth Diniz faz uma análise sobre o trabalho da escola e dos educadores com pessoas que tem deficiência ou outra necessidade especial, refletindo o papel dessas instituições no processo educativo.

Assim, Diniz expõe os principais desafios e conquistas no contexto educacional. Além disso, faz algumas sugestões de atividade que facilitam o trabalho de inclusão no cotidiano escolar, incluindo todas as pessoas que fazem parte desse processo. O livro é uma excelente contribuição para a tarefa constante de formação dos profissionais da educação.

 

4. Acessibilidade: Guia Prático para o Projeto de Adaptações e de Novas Edificações (Ana Lúcia Saad)

Essa obra é escrita por uma engenheira civil, voltado para os profissionais da área que desejam pensar sobre a construção de espaços físicos acessíveis. As formas de implementação das soluções propostas por Saad são representadas por ilustrações e trazem as exigências da legislação brasileira.

Dessa forma, a autora desenvolveu um guia prático com especificações técnicas que abordam temas como acesso a rotas, estacionamentos, sanitários, escolas, entre outros espaços. A autora traz à tona que a inacessibilidade é um dos impeditivos da falta de contratação de pessoas com deficiência, que perpetua a discriminação e sua exclusão social.

 

5. Estamos aqui (Jéssica Paula)

Jéssica Paula é uma jornalista e escritora que, nesse livro, apesar de não acessibilidade e pessoas com deficiência ser o tema central, aborda os seus próprios desafios (enquanto PCD) no processo de documentar a vida de inúmeras pessoas. Jéssica, que faz uso de muletas, vai aos locais mais remotos do leste africano com o intuito de contar histórias das vítimas de conflitos.

Para tanto, se desloca em campos de refugiados na Etiópia. Além disso, conta como foi expulsa do Sudão — uma vez que a presença de estrangeiros é proibida —, sob uma temperatura de 52 graus. Dessa forma, visitando locais, muitas vezes, sem saneamento básico, nem energia elétrica, teve de adaptar suas condições físicas a essas estruturas.

Entender e debater acessibilidade é um dos caminhos para que possamos construir uma sociedade mais justa e igualitária. Devemos perceber que as limitações de caráter físico não devem constituir grandes empecilhos para os indivíduos, quando eles vivem em uma sociedade que respeite os seus direitos e promova a construção de espaços e ideias — no âmbito político e educacional, por exemplo — que os contemplem.

Gostou do nosso artigo? Então continue por aqui e veja 6 filmes sobre acessibilidade e inclusão que você deve assistir!

JE Elevadores: