Os filmes sobre acessibilidade e inclusão são sempre lições de vida do início ao fim. Afinal, eles fazem com que possamos enxergar uma nova realidade e nos colocarmos no lugar do outro.
São emocionantes, dramáticos e nos ajudam a ter novas perspectivas.
Quer algumas dicas de filmes sobre acessibilidade? Continue a leitura e confira 6 ideias para assistir com a família.
1. The Fundamentals of Caring (Amizades Improváveis)
Ben Benjamin (Paul Rudd) é um escritor que está passando por diversos dilemas pessoais.
Como uma tentativa de colocar a sua vida nos eixos, decide fazer um curso de cuidador e consegue o seu primeiro emprego para cuidar de Trevor (Craig Roberts).
Trevor é um adolescente com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD). Ele vive em uma cadeira de rodas e tem uma rotina muito monótona.
Então, Ben planeja uma viagem e eles vão à procura do poço mais profundo do mundo.
No caminho, encontram a jovem Dot (Selena Gomez), que embarca com eles nessa jornada divertida, sarcástica e emocionante.
2. Como Eu Era Antes de Você — Prime Vídeo
Um romance dramático, disponível na Prime Vídeo, que conta a história de Will (Sam Claflin), um jovem bem-sucedido, rico, cheio de amigos e muitas mulheres.
Porém, ele sofre um grave acidente que o deixa tetraplégico e entra em uma depressão profunda. Assim, ele perde o desejo de viver.
Como uma tentativa para trazer mais luz e alegria para a vida de Will, sua família contrata Louisa (Emilia Clarke) para fazer companhia e deixá-lo mais animado.
Louisa tem uma vida modesta com muitas dificuldades. Mas, mesmo assim, faz de tudo para provar ao Will que a vida é bela e existem inúmeras razões para viver.
3. Extraordinário — GloboPlay
Extraordinário conta a história de Auggie Pullman (Jacob Tremblay), um menino que nasceu com deformidades faciais e que, ao longo dos seus 10 anos, teve que passar por 27 cirurgias plásticas.
Ele sempre foi educado em casa, pela sua mãe, Isabel (Julia Roberts). Porém, aos 10 anos, ele pede para frequentar uma escola regular.
Auggie sempre viveu rodeado de amor e carinho pela sua família, porém, na escola, enfrenta muita discriminação e bullying.
O filme é uma lição de vida, emocionante e dramática, que ensina sobre respeito, aceitação, evolução e amor.
4. Meu Nome é Rádio — YouTube
Harold Jones (Ed Harris) é o treinador de futebol americano em uma escola, em uma pequena cidade dos Estados Unidos.
Ele conhece um jovem com dificuldade de aprendizagem, James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.).
Porém, como o jovem não falava com ninguém e só perambulava pelo campo de treinamento, ninguém sabia o seu nome.
Por isso, passaram a chamá-lo de Rádio, visto que ele gostava muito de rádios.
Rádio se torna o fiel assistente de Harold, desenvolve sua autoconfiança e eles se envolvem em uma belíssima amizade.
Porém, as coisas começam a ficar tensas quando o treinador começa a receber reclamações porque sua devoção por Rádio está comprometendo a busca pela vitória no campeonato.
5. Special — Netflix Série
“Special” é uma série curta da Netflix (os episódios têm, em média, 15 minutos).
Assim, a comédia dramática conta a trajetória de Ryan Hayes (Ryan O’Connell), um jovem gay que tem uma leve paralisia cerebral.
Ele decide recomeçar a sua vida e realizar todos os seus sonhos que haviam sido deixados para trás devido a sua condição.
Então, a partir daí ele quer conquistar o primeiro emprego, morar sozinho e longe de sua mãe (extremamente controladora) e se envolver em um relacionamento amoroso.
6. Atypical — Netflix Série
A série da Netflix tem como personagem principal o adolescente de 18 anos, Sam Gardner (Keir Gilchrist). E não poderia ficar de fora desta seleção de filmes sobre acessibilidade e inclusão.
Sam foi diagnosticado com espectro autista ainda quando era pequeno.
Assim, ele busca pela sua independência, enfrenta as mudanças entre o final do ensino médio e a entrada em uma universidade e quer ter uma namorada.
A série mostra como é a sua rotina e os desafios enfrentados pelo autismo.
Você gostou de conferir as nossas dicas de filmes sobre acessibilidade e inclusão? Se sim, aproveite para conhecer também os projetos de acessibilidade da JE Elevadores.
0 comentários