O elevador residencial possui várias vantagens no seu uso, indo desde maior conforto e comodidade para pessoas com mobilidade reduzida, até a possibilidade de vencer desníveis que, sem ele, seriam intransponíveis.

Os esforços para tornar o elevador residencial mais confiável e seguro fizeram dessa tecnologia mais eficiente e segura, e hoje, com os modelos oferecidos pela JE Elevadores, a limitação de mobilidade dentro de casa já é coisa do passado.

Quer conhecer um pouco mais sobre o elevador residencial? Entender suas principais vantagens? Separamos 5 vantagens principais neste artigo. Continue lendo para conhecê-las!

1 – Conforto em casa

O elevador residencial traz uma grande vantagem com o conforto das pessoas com mobilidade reduzida em casa.

Muitas vezes tido como algo secundário, o conforto diz respeito à qualidade de vida das pessoas. Você pode ter algum tipo de limitação de mobilidade e ainda assim ser plenamente capaz de subir escadas, mas a tarefa pode ser difícil e desconfortável, principalmente para idosos.

Com o elevador residencial, o que era para ser difícil se torna simples e corriqueiro, e a qualidade de vida dá um salto com o conforto que ele oferece.

2 – Segurança para os moradores

Ainda falando sobre as escadas, a pessoa com mobilidade reduzida pode até subi-las sem muito esforço e sem um desconforto muito grande, mas é difícil garantir sua segurança em caso de quedas.

Para resolver essa situação, o elevador residencial possui guardas na lateral interna, e pode ser parado a qualquer momento da sua trajetória caso o passageiro sinta-se inseguro com o seu funcionamento.

A maior questão da segurança é a nossa incapacidade de prever acidentes, o que no caso da pessoa com mobilidade reduzida, torna-se ainda mais potencializado. Assim, o bom mesmo é seguir a velha máxima: é melhor prevenir do que remediar.

Do lado externo, possui uma chave geral, na qual bloqueia o equipamento e mantém as portas fechadas. Ela serve para travar a máquina para que outras pessoas não tenham acesso, como exemplo, crianças.

3 – Liberdade para ir onde quiser

Para muitas pessoas que não possuem o elevador residencial instalado, as mais simples tarefas podem ser bem complicadas. Até mesmo sair de casa ou visitar a cozinha pode ser difícil, caso a casa possua muitas escadas.

Com o elevador residencial, você tem a sua liberdade garantida, podendo ir para onde você quiser, na hora que você quiser, com sua segurança e conforto garantidos.

4 – Custos reduzidos e manutenção garantida

Muita gente nem mesmo cogita a instalação de um elevador residencial em casa pensando nos custos, que cogitam ser altos demais para o orçamento da família.

Isso também é verdade em condomínios, que muitas vezes preferem deixar pra lá as possibilidades para a acessibilidade –  que são, na verdade, obrigatórias – por conta do preço.

Porém, os custos de instalação de um elevador residencial não são nem de longe tão altos assim. Muita gente acha que por ser um elevador a instalação vai chegar às dezenas de milhares, e a manutenção será altíssima. Essa forma de pensar é pouco prática.

O elevador residencial tem seus custos, mas seu preço é justo, e de forma alguma alto demais. Além disso, muitas empresas oferecem pacotes de instalação com manutenção já incluída, que deve ser feita periodicamente. Assim, você só gasta uma vez, e já desfruta das vantagens do elevador residencial imediatamente após a sua realização.

5 – O elevador residencial pode ser instalado em qualquer lugar

Um dos melhores pontos do elevador residencial é a sua praticidade de instalação e suas dimensões compactas, que cabem em qualquer lugar e ainda oferecem o tamanho exato para proporcionar uma viagem tranquila e confortável ao passageiro.

O elevador residencial pode ser encaixado em lugares onde não há movimento intenso de pessoas na casa, para garantir a segurança de todos e a comodidade. Isso é muito aproveitado em lojas, que por se utilizarem muitas vezes de estruturas alugadas, não puderam elaborar o projeto de acessibilidade no momento da obra.

Ele também pode ser instalado em qualquer local que precise de uma conexão para as pessoas com mobilidade reduzida na casa, ligando quartos à cozinhas, banheiros, salas de televisão e onde mais for necessário.

Você não precisa de um espaço muito grande para a instalação, sendo que as dimensões de 1,50m por 1,50m já são suficientes para uma experiência adequada. Com isso, o elevador residencial se mostra uma ferramenta não só em prol da acessibilidade, mas acessível ele próprio.

Viu só as vantagens que um elevador residencial pode te oferecer na sua casa? Para mais informações sobre sua instalação e cuidados, além de dúvidas quanto a possibilidade de montá-lo na sua casa, entre em contato com a JE Elevadores!

E se você quiser saber mais sobre a acessibilidade no Brasil, não deixe de seguir o nosso blog, ok?

Até a próxima!

Share This