Você sabe como usar a sinalização de acessibilidade? O uso desses sinais garante ambientes mais seguros para quem precisa. Além disso, investir nessas ações é uma vantagem, pois com um imóvel mais acessível, você terá maior possibilidade de alugá-lo ou vendê-lo.

Neste post, vamos falar sobre o assunto. Ficou interessado no tema do nosso artigo? Acompanhe a leitura!

 

Quais são os tipos de sinalização de acessibilidade? 

A seguir, confira quais são os tipos de sinalização de acessibilidade:

 

Símbolo Internacional de Acesso

O Símbolo Internacional de Acesso (SIA) identifica os espaços onde existem elementos acessíveis ou utilizáveis por pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Você poderá inserir esses símbolos nas entradas, áreas e vagas de estacionamento de veículos

Também é importante a sinalização de acessibilidade em banheiro, rotas de fugas, embarque/desembarque, áreas de assistência para resgate, saídas de emergência e áreas de refúgio. Outra dica é não esquecer as áreas reservadas para pessoas com cadeira de rodas e equipamentos para pessoas com mobilidade reduzida. 

É importante ressaltar que aqui no Brasil, a Norma Brasileira de Regulamentação (NBR 9050) criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) trata exclusivamente da acessibilidade. Segundo a lei, há critérios técnicos de sinalização de acessibilidade em espaços e equipamentos urbanos, mobiliário e edificações. 

 

Sinalização de acessibilidade para deficientes visuais

Este símbolo deve indicar a existência de equipamentos, serviços para pessoas com deficiência visual e mobiliário. É importante lembrar que os cães-guias devem ser permitidos em todos os locais, sejam eles em restaurantes, locais públicos e meios de transporte.  

Além disso, muitos locais que possuem acessibilidade têm panfletos explicativos, materiais, programas ou cardápios em braille. 

 

Sinalização de acessibilidade para pessoas com deficiência física

A sinalização de acessibilidade para pessoas com deficiência física é indicada pelo símbolo internacional de acesso. Ele é representado por um pictograma branco sobre o fundo azul. Não há estilização, adição ou modificação que deverá ser feita nesse símbolo. 

 

Sinalização de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual

Esse tipo de deficiência é considerada um transtorno de desenvolvimento constatado nas pessoas que possuem um nível cognitivo e comportamental abaixo do que é esperado para a idade cronológica. Ou seja, as pessoas que têm déficit intelectual apresentam limitações nas habilidades mentais. 

 

Sinalização de acessibilidade para deficientes auditivos

Geralmente, este símbolo é exposto em lugares que oferecem acessibilidade, acesso aos deficientes auditivos ou algum tipo de ajuda. Também identifica uma pessoa com deficiência auditiva. No Brasil, motoristas com deficiência auditiva podem usar um adesivo com esse símbolo no para-brisa do carro. É importante ressaltar que a utilização não é obrigatória. 

Os deficientes auditivos também precisam estar atentos ao símbolo de telebobina. Os ambientes com a imagem acima servem para identificar locais com sistema de aro magnético instalado. Portanto, só resta acionar o modo “T” do aparelho. Além disso, o símbolo de sistema de audição assistida também emite sons diretamente ao aparelho do usuário. 

 

Como usar a sinalização de acessibilidade?

Confira algumas dicas para serem adotadas em seu imóvel: 

 

Displays e painéis indicativos 

Servem para ajudar a pessoa com deficiência a se orientar em vários ambientes urbanos.

 

Piso tátil

Os modelos de piso tátil direcional e piso tátil de alerta servem como sinalização de acessibilidade para deficientes visuais. Esses produtos chamam a atenção porque oferecem uma alternativa segura e prática para quem precisa.

 

Pintura de vagas 

Podem ser usadas em estacionamentos de prédios. Ela é feita no chão e é considerada uma solução visual bem interessante. 

 

Linguagem de sinais 

Se for em um shopping, por exemplo, você pode fazer um vídeo institucional com a janela e a linguagem de sinais. Com certeza, as pessoas surdas e mudas poderão ter o acesso a tudo que precisam. 

Agora que você já sabe como usar a sinalização de acessibilidade, que tal aplicá-la em seu empreendimento. Siga as regras e você só ganhará com elas! 

 

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e confira mais conteúdos como esse! 

Modelos-e-aplicações-da-plataforma-e-elevador-de-acessibilidade

Share This