Se você tem problemas de mobilidade reduzida já deve ter ficado na dúvida sobre quais os tipos de cadeiras de rodas que existem, não é mesmo? Também já deve ter se perguntado como escolher a cadeira que atende suas necessidades. No entanto, uma coisa é preciso ter em mente: nem sempre a cadeira “bonita” é a que você precisa.

Então, quais os tipos de cadeiras de rodas que existem no mercado e como acertar na hora de optar por uma delas? Isso é o que você vai descobrir neste post. Acompanhe!

Pense para que você precisa de uma cadeira de rodas

Antes de conhecer os tipos de cadeiras de rodas, você deve pensar para que precisa do equipamento. É óbvio que a necessidade de se locomover vem em primeiro lugar, mas o que você deve entender é que existem alguns critérios para optar pela cadeira adequada. Observe alguns:

Avalie em qual ambiente você usará mais a cadeira de rodas

Você precisa da cadeira para ficar mais em casa ou para ir até o centro da cidade e nos locais públicos? Quer mais acessibilidade e conforto? Caso você seja uma pessoa dinâmica é importante pensar em um equipamento motorizado e potente. Afinal, assim será mais seguro andar por aí.

Pense em suas condições físicas

Geralmente, a pessoa que precisa de um dos tipos de cadeiras de rodas não têm o movimento das pernas, mas possui uma força a mais nos membros superiores. Por isso, dá para pensar em uma cadeira monobloco. No entanto, se as suas condições físicas forem ainda mais limitadas, é importante avaliar a possibilidade de adquirir um equipamento motorizado.

Pergunte-se: vou precisar de um cuidador?

Quem usa uma cadeira de rodas tem sempre uma companhia por perto como um cuidador. Mas também, há momentos que queira ficar sozinho. Neste caso, pense em um equipamento que dê mais mobilidade, caso queira independência.

Modelos-e[infográfico] Modelos e Aplicações da Plataforma e Elevador de Acessibilidade | Baixe grátis | JE Elevadores -aplicações-da-plataforma-e-elevador-de-acessibilidade

Conheça os tipos de cadeiras de rodas

Já falamos como escolher a sua cadeira, agora mostraremos quais os principais tipos de cadeiras de rodas. Veja a que se encaixa no seu perfil:

Cadeira simples

A cadeira simples é uma cadeira manual. Ela é para pacientes idosos e com dificuldade para caminhar. Também é indicada para quem sofreu um acidente e precisa de uma cadeira por tempo determinado.

Cadeira motorizada

Esse é um dos tipos de cadeiras de rodas mais modernos. Você, usuário, pode controlar o equipamento por meio de um joystick. A cadeira motorizada oferece uma postura adequada e você pode se movimentar sem esforço. Ela é o modelo ideal para quem tem pouca força nos braços ou doenças que enfraquecem músculos e ossos. Também pode ser usada por vítimas de AVC.

Cadeira monobloco

Tem um fechamento em L. Uma das suas principais vantagens é o peso. É uma cadeira considerada leve e, por isso, o cadeirante pode empurrá-la sozinho.

Cadeira dobrável em X

A cadeira dobrável em X é mais um dos tipos de cadeiras de rodas. Ela tem esse nome devido a sua sustentação. Neste modelo, você encontra vários tamanhos, medidas e cores. São consideradas confortáveis, pois têm almofadas e estofamentos. 

Esse tipo de cadeira oferece mais estabilidade à pessoa com deficiência e é recomendada para quem deseja conforto e vários benefícios. Também é indicada para o usuário que é mais dependente e que têm pouca mobilidade no tronco e nos membros superiores.

Cadeira de rodas que fica em pé

Já ouviu falar nessa cadeira de rodas? Ela tem elevação automática e é indicada para quem deseja autonomia no dia a dia. Isso inclui pegar itens nos armários aéreos e acessar locais dentro de casa que estão fora do seu alcance. Esse equipamento é indicado para a pessoa com deficiência que tem problemas circulatórios, respiratórios e digestivos.

Cadeira de rodas reclinável

Eis mais um dos tipos de cadeiras de rodas. Esse modelo pode ser reclinado para trás. Ele é recomendado para quem precisa ficar mais tempo sentado ou que deseja alguns ajustes posturais. Pessoas que não têm força nos membros superiores podem optar por esse modelo de equipamento.

Cadeira de rodas para banho

E para finalizar os tipos de cadeiras de rodas, tem a cadeira para banho. Ela é indicada para pessoas com dificuldades de se higienizarem. Por isso, o equipamento é feito com materiais leves e que não enferruja em contato com a água. Esse modelo possui um assento que se adapta para o uso do vaso sanitário e, com isso, o usuário tem mais facilidade para usar o equipamento.

Agora você aprendeu como escolher o seu equipamento e conheceu os tipos de cadeiras que existem, não é mesmo? Então, na hora que comprar a sua cadeira de rodas, já terá ideia de qual atenderá melhor as suas principais necessidades.

Quer aprender um pouco mais sobre equipamentos que ajudam a sua mobilidade? Continue com a gente aqui no blog!

Share This