Acessibilidade em piscinas se torna ainda mais necessária durante o verão. O sol brilha forte, o tempo está claro e o calorão sobe. Imagina se tudo o que você quisesse fosse uma piscina e descobrisse que o mais difícil não é nem pagar por um clube ou ir até um local público: é entrar na água?

Essa é a realidade de muita gente no Brasil. Temos cerca de 25% de pessoas com algum tipo de deficiência física hoje no país, sendo que boa parte delas têm mobilidade reduzida. Se os clubes não oferecem acessibilidade em piscinas, muita gente não consegue nem entrar na água.

Neste artigo falamos um pouco mais sobre a acessibilidade em piscinas e sua grande necessidade. Também damos dicas de adaptações estruturais e através de equipamentos específicos, como os elevadores de piscina. Vamos saber mais?

O verão pede acessibilidade em piscinas

As piscinas são destino certo para as pessoas durante o verão. O sol fica forte demais e só um bom banho durante a tarde para aliviar. O ponto é que todo mundo quer a possibilidade e entrar na água com conforto, e é por isso que a acessibilidade em piscinas é importante.

Acessibilidade em piscinas: solicite um orçamento com a gente e conheça mais do elevador de piscina!

A acessibilidade em piscinas está relacionada com a possibilidade de oferecer seus serviços para todas as pessoas com o máximo possível de segurança. E isso é bom pra todo mundo: segurança nunca é demais, assim como frequentadores para o seu clube.

Aumentando o rendimento da sua piscina

Quando falamos em acessibilidade, o tom é sempre parecido: é um esforço de democracia, dever te todos nós enquanto seres humanos.

Mas esse não é o único motivo para investir em acessibilidade em piscinas. Qual é o seu objetivo maior ao construir uma piscina? Ter bastante banhistas. Isso é real tanto para clubes quanto para piscinas públicas. Uma piscina serve para se banhar.

A acessibilidade em piscinas oferece justamente isso: mais pessoas se banham. Em locais públicos, isso é interessante pois aumenta a frequência de visitantes e faz negócios locais ganharem mais. Em clubes, a situação fica ainda melhor, pois a acessibilidade em piscinas torna-se um argumento de vendas.

Acessibilidade em piscinas como forma de vender mais

Como responsável pelo seu clube, a sua principal preocupação está nas vendas? É claro que é difícil responder essa pergunta: existe a segurança, a satisfação dos clientes, sua fidelização, etc. As vendas são importantes, mas tudo isso também.

E olha que interessante: o trabalho da acessibilidade em piscinas é garantir que tudo isso seja contemplado. Você aumenta a segurança dos banhistas, melhora o seu aproveitamento e de quebra ainda ganha um grande argumento de vendas.

Você pode, inclusive, oferecer hidroginástica no seu clube como um “extra” para as pessoas que precisam. A acessibilidade em piscinas te abre caminhos que você ainda não imaginava, melhorando e muito a estadia dos seus clientes. Tudo isso é venda.

Acessibilidade em piscinas

E bota grande nisso! Oferecer acessibilidade em piscinas hoje ainda não é o padrão, então há bastante espaço para o seu clube se diferenciar nesse aspecto.

Como aplicar a acessibilidade em piscinas?

Existem algumas maneiras diferentes de realizar um bom trabalho de acessibilidade em piscinas. De longe, a mais eficaz é a instalação de um elevador de piscinas.

Você pode ter uma rampa de acesso, por exemplo, mas ela não contempla todas as necessidades e há outra questão: é necessário reformar a piscina inteira para instalá-la. Isso é completamente inviável para grande parte dos clubes.

A escada de acesso, com degraus submersos e mais largos do que uma escada normal, também requer uma reforma básica na piscina. Se você está construindo, o nível de complexidade e atenção à NBR 9050 pode encarecer todo o projeto.

Um elevador de acessibilidade em piscinas resolve essa questão com simplicidade e elegância. Ele é eficaz para todas as pessoas com qualquer tipo de deficiência, além de permitir que pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e gestantes, consigam entrar na água com o máximo de segurança possível.

Não dê bobeira: vai adaptar a piscina? Pelo menos considere um elevador de acessibilidade. Fique à vontade para conferir nossos preços e condições, além das especificações técnicas dos nossos produtos. Vamos ver?

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre Qual a responsabilidade da arquitetura no projeto de acessibilidade

Share This