Quem é que não gosta de aproveitar uma piscina, não é verdade? Ainda mais quando a temperatura sobe. No verão, clubes, hotéis e pousadas se tornam os locais preferidos de quem deseja se refrescar. Mas como promover a acessibilidade em piscinas para que todas as pessoas possam se divertir?

Para começar, você deve fazer um projeto mais seguro e acessível para as pessoas de diferentes idades e habilidades. Escolha o estilo da piscina e as dimensões corretas. A partir daí considere alguns recursos extras como o elevador de piscinas, que tornará as coisas mais fáceis para quem tem mobilidade reduzida.

No entanto, para te ajudar a promover a acessibilidade na piscina do condomínio ou casa, ou do seu clube, preparamos este post. Nele, você terá algumas ideias para atender às necessidades de todos.

Entretanto, observe que a maioria das sugestões não são exigidas por lei, a menos que você esteja construindo uma piscina pública, ok? Nesse caso, você também precisa estar atento aos requisitos  de construção e da Lei de Acessibilidade. Veja:

Como pensar na acessibilidade em piscinas para as crianças?

Quando pensamos em acessibilidade em piscinas, temos que atender as necessidades das crianças que poderão aproveitar o espaço.

Há vários recursos de piscina que podem ajudá-lo a proteger as crianças contra vários acidentes. Mas nenhum deles pode tomar o lugar de uma boa e antiga supervisão de um adulto. Portanto, nas piscinas de casa, considere fazer a instalação perto da casa onde os pais podem manter os olhos nos filhos.

Você também pode considerar uma piscina rasa que permite que as crianças toquem o fundo na maioria ou em todos os pontos. Finalmente, é importante você isolar a piscina com uma cerca que atenda os requisitos mínimos de altura e pensar na instalação de alarmes em todos os portões ou portas.

Como pensar na acessibilidade em piscinas para idosos?

Muitos idosos têm problemas com a locomoção. Assim, a piscina perfeita para eles inclui alguma forma “andável”, como uma rampa. Também é necessário instalar corrimãos, pois eles são práticos para se locomover dentro e fora da água. Contudo, se você acha que essa possibilidade não é viável, considere usar um elevador de acessibilidade.

Ele é fácil de usar e está de acordo com todas as normas de segurança. Os elevadores de acessibilidade têm a finalidade de aumentar a acessibilidade em piscinas e facilitar o acesso às piscinas residenciais, de escolas, de clubes, Organizações não Governamentais ou até clinicas de fisioterapia.

Você também pode pensar em manter a piscina mais confortável para os nadadores mais velhos. Por isso, planeje o aquecimento adicional. A temperatura da água mais fria pode ser refrescante para algumas pessoas, mas para outras, pode incomodar. Pensar num SPA anexado, além de ser terapêutico por direito próprio, pode ajudar as pessoas mais velhas a se aquecer depois de nadar.

Finalmente, as pessoas mais velhas podem ter uma variedade de condições médicas que você precisa levar em conta. No projeto da sua piscina, você deve pensar em algum sistema de alerta médico no local para se certificar de que a ajuda pode chegar rapidamente se surgir algum tipo de problema.

Como pensar na acessibilidade em piscinas para pessoas com deficiência?

Você também deve pensar na acessibilidade em piscinas para pessoas com deficiência. Muitas delas estão familiarizadas com os benefícios da terapia aquática. Entretanto, você pode desfrutar destes mesmos benefícios em sua casa. Quer saber como? Instale um SPA de natação ou algum outro tipo de piscina terapêutica.

As piscinas tradicionais oferecem algo que as piscinas especiais não podem. Uma chance de socializar com os outros. Muitas pessoas com mobilidade reduzida querem competir, brincar e se divertir na água como as outras pessoas. E com o elevador de piscinas você promove a acessibilidade.

Este elevador também é recomendado para cadeirantes e pessoas com alguma deficiência motora. O equipamento pode ter funcionamento hidráulico ou rosca sem fim (fuso), e com assento giratório. Ele é confortável e propicia mais independência ao cadeirante ou portador de necessidades especiais. A instalação é fácil e totalmente segura.

Além disso, com esse equipamento, você cria um diferencial para sua casa ou negócio. No entanto, enquanto estiver planejando o projeto de acessibilidade da sua piscina, não se esqueça da área ao redor do espaço, que pode precisar de customizações como corrimãos, decking antiderrapante e acessibilidade para cadeirantes.

Por que o elevador de piscinas agrega valor ao seu negócio?

Se o elevador de piscinas está lá no seu clube ou na sua casa de shows, a piscina se torna mais universal. E isso é importante, pois quem tem mobilidade reduzida se sentirá mais independente, já que o elevador pode ser operado por um passageiro.

Sem contar que o elevador de piscinas  também pode ser usado por gestantes ou qualquer pessoa que tenha mobilidade reduzida.

Viu porque você deve considerar a acessibilidade em piscinas? Ofereça segurança e conforto para quem curte o seu clube, a sua casa ou até mesmo a sua academia ou centro de fisioterapia. Promova a acessibilidade e ajude às pessoas a se sentirem mais independentes!

Quer conhecer um pouco mais sobre o elevador de piscinas para acessibilidade? Acesse agora mesmo o nosso infográfico e fique por dentro do assunto!

Share This