Escolha uma Página

Ao se falar do universo da construção em geral, da arquitetura, da engenharia e de profissionais da área, é muito importante conhecer os preceitos gerais da NBR 9050. E porque é importante se falar sobre ela?

É simples: a norma NBR 9050 torna a vida mais fácil para pessoas com mobilidade reduzida, e assim, ajuda a paisagem urbana a se tornar um lugar mais igualitário, que prioriza a cidadania e a reforça através da mobilidade.

Quer saber mais sobre a NBR 9050? Entender seus preceitos e que ela estipula? Você está no lugar certo: continue a leitura para saber mais!

O que é a NBR 9050?

A NBR 9050 é uma série de regulamentações estabelecidas pela ABNT que tem a finalidade de respaldar arquitetos, engenheiros, pedreiros, construtores e profissionais da área de acessibilidade em relação aos parâmetros técnicos a serem seguidos na hora de construir.

Quando o assunto é se planejar na construção, no mobiliário, nas áreas e equipamentos urbanos, e ainda em restaurações, adaptações e instalações de edificação, é muito importante se atentar à NBR 9050, já que ela é a grande reguladora da verdadeira democratização dos espaços

Construindo com acessibilidade

Nas especificações da NBR 9050, a acessibilidade é um ponto chave para nortear o que deve ser considerado ao construir ou edificar um espaço.

A norma leva em conta uma série de aspectos de locomoção. Separamos os mais importantes nessa lista, confira só:

  • O trânsito de pessoas em pé (com bengala, andador, cão guia, muleta etc.);

  • O trânsito de pessoas sentadas (cadeira de rodas) incluindo o espaço para área de manobra sem deslocamento e com deslocamento;

  • Referenciais para alcance manual;

  • Referenciais para alcance lateral de pessoa cadeirante ou ângulos para a execução de forças de tração e compressão;

  • Apoio e linha guia para pessoas com deficiência visual, incluindo sinalização em braile, piso tátil, etc.

Dentre vários outros pontos. Mas o importante é seguir no caminho que estamos seguindo, o de constantes atualizações na NBR 9050 para a melhoria contínua das condições de mobilidade para todas as pessoas. E falando nisso…

O que a atualização da NBR 9050 representa?

Em suas três versões anteriores, a Norma NBR 9050 não detalhava vários aspectos importantes para acessibilidade, deixando lacunas no entendimento do consenso geral a serem considerados no ambiente de construção.

Com a atualização da NBR 9050, feita em 2015, pessoas com dificuldade de locomoção passaram a frequentar lugares antes inacessíveis para elas, graças a um estreitamento da lei e à adição de novos parâmetros a serem considerados

Essa mudança influenciará melhores práticas, e portanto irá proporcionar maior acessibilidade aos espaços físicos em geral, no transporte, na informação e na comunicação. Principalmente em serviços de uso público, tanto no ambiente rural quanto no ambiente urbano.

Onde há a possibilidade de um indivíduo estar, devem haver condições para que todos possam estar também

A versão de 2004, que estava em vigor até a modificação, não trazia a incorporação da utilização de transportes, na informação e comunicação ou em sistemas tecnológicos aplicados em espaços de livre acesso. Agora, a atualização lida com esses pontos e alia tecnologia à acessibilidade.

Em suma, não é mais considerado somente o projeto arquitetônico do lugar, mas sim, suas características particulares, sua condição singular para aplicar a NBR 9050 e transformar o local em um ambiente alcançável por todos.

Elevadores de acessibilidade e a NBR 9050

Um exemplo concreto e muito eficaz da democratização do espaço público é o uso de elevadores como forma de acessibilidade.

Se pautando na NBR 9050, claro, a instalação de elevadores em espaços inacessíveis para pessoas com mobilidade reduzida – como, por exemplo, espaços com piscinas que geralmente não contemplam as dificuldades de locomoção – é socializar o espaço a todos, sem exceção.

Aliar a Norma NBR 9050 à melhor alternativa para uma acessibilidade 100% segura é o caminho alcançável que pessoas com mobilidade reduzida querem percorrer, e é isso o que os elevadores de acessibilidade oferecem.

Que tal percorrermos esse caminho juntos? Entre em contato com a JE Elevadores para saber mais sobre nossas soluções de acessibilidade!

E não deixe de seguir nosso blog para mais informações sobre o universo da acessibilidade! Temos vários outros artigos como esses para te ajudar a entender a paisagem urbana de forma totalmente diferente.

Share This