As pessoas com deficiência devem ser respeitadas, principalmente no ambiente urbano. Por isso, é importante que você ofereça rampas de acessibilidade nas repartições públicas e privadas. É que essas rampas de acesso são uma das formas mais comuns de ajudar quem tem mobilidade reduzida ou qualquer outro tipo de deficiência.  

Mas porque você deve instalar as rampas e qual é a melhor maneira de fazer isso? Quais os tipos de rampas para as lojas? Essas são algumas perguntas que vamos responder neste artigo. Acompanhe a leitura! 

Por que instalar rampas de acessibilidade nas lojas?

Com as rampas de acessibilidade, você consegue atender qualquer cliente em seu negócio, inclusive as pessoas com deficiência. Isso garante que nenhuma venda seja perdida por falta de condições de acesso no seu estabelecimento. 

Além disso, todos os seus clientes devem ter condições de entrar e sair de qualquer lugar. As rampas de acessibilidade mostram que você e o seu estabelecimento se preocupam com as necessidades especiais de locomoção dos cadeirantes, e exercem a cidadania ao criar formas alternativas de acesso.

Outro ponto é que ao instalar as rampas de acessibilidade, você cumpre as seguintes normas:

  • Consegue oferecer uma sinalização adequada às pessoas que se locomovem com muletas e outros equipamentos auxiliares como cadeiras de rodas;
  • Auxilia nas vagas especiais de estacionamento para as pessoas com deficiência;
  • Oferece uma rota acessível para todo o estabelecimento comercial.

O que você deve fazer ao instalar uma rampa de acessibilidade?

Antes de instalar qualquer um dos tipos de rampas de acessibilidade, você precisa conhecer as necessidades e os obstáculos que as pessoas com deficiência podem enfrentar no seu estabelecimento. Dessa maneira, você vence os desníveis de forma prática e otimiza para a realidade das pessoas. Pense também em oferecer maior conforto para quem procura por sua loja, independente se ela é grande ou pequena. 

[infográfico] Modelos e Aplicações da Plataforma e Elevador de Acessibilidade | Baixe grátis | JE Elevadores

O que é melhor: rampa para cadeirante ou elevador?

Em alguns casos, como um desnível muito alto, um elevador de acessibilidade pode ser indicado para a sua loja. O equipamento tem um sistema hidráulico ou eletromecânico. Dessa maneira, o usuário vence o desnível sem qualquer esforço.

Já se o seu espaço é suficiente, você pode optar por instalar rampas de acessibilidade. Elas, com certeza, vão ajudar pessoas com mobilidade reduzida e que precisam de qualquer meio para se locomover por vários ambientes.  

Quais os tipos de rampas de acessibilidade? 

Tem gente que acha que a única maneira de construir uma rampa de acessibilidade é quebrando o chão, usando o concreto para fazer uma pequena rampa. No entanto, há vários modelos que você pode instalar no seu estabelecimento e é sobre isso que vamos falar neste tópico do artigo. 

Também é importante ressaltar que não conhecer as outras soluções em rampas de acessibilidade faz com que muitos lojistas não as instalem em suas lojas e contribuem para o grande problema de mobilidade que enfrentamos no Brasil. A rampa, que é construída na frente da loja ou no seu interior, é apenas uma forma de oferecer acessibilidade. Há maneiras mais simples e até mais baratas de proporcionar facilidade de locomoção no seu estabelecimento. No entanto, tudo o que você precisa fazer é conhecê-las.

Veja os principais modelos de rampas de acessibilidade e suas vantagens:

Rampas de acessibilidade hidráulicas/eletromecânicas

Essas rampas devem ter uma pequena plataforma e um motor de sustentação. Juntas, essas duas partes elevam o usuário e concedem acesso aos desníveis grandes ou pequenos, como se fossem um pequeno elevador. Por ser simples de instalar e ter um bom preço, elas têm uma característica universal que pode ser usada para vencer qualquer obstáculo de locomoção. Além disso, esse tipo de rampa atende as normas da NBR 9050. 

A rampa de acessibilidade hidráulica também está cada vez mais presente nos centros urbanos brasileiros. Ela é a mais recomendada para estabelecimentos comerciais, já que transpõe qualquer dificuldade de mobilidade com praticidade e pode ser construída em locais de dimensões menores, onde uma rampa de concreto não caberia.

Você também pode encontrar rampas de acessibilidade com essas especificações em vários estabelecimentos: ônibus, carros, vans e até em residências. 

Veja as vantagens da rampa de acessibilidade hidráulica ou eletromecânica: 

  • Adequação em quase todos os ambientes;
  • Praticidade de instalação;
  • Preço justo;
  • Segurança.

Rampas de acessibilidade estáticas

São as rampas comuns construídas na entrada do estabelecimento ou para vencer desníveis no seu interior. Rampa de acessibilidade feita nesse modelo é de concreto e deve ser regida pela NBR 9050. Ela possui as especificações que tratam de condições de uso como a inclinação da rampa, o tipo de revestimento e a sua posição. Essa rampa de acessibilidade é vista nas calçadas das cidades para auxiliar quem anda de cadeira de rodas, graças as iniciativas da Prefeitura para melhorar a locomoção na cidade e auxiliar portadores de necessidades especiais.      

Rampas de acessibilidade portáteis

Essas rampas são para situações específicas, geralmente não possuindo muita utilidade fora delas. As rampas de acessibilidade portáteis são usadas para transpor pequenos desníveis e obstáculos como degraus, canaletas, o meio-fio, etc. Essas rampas de acessibilidade são feitas com placas de aço galvanizado com uma ligeira inclinação, e não requerem instalação prévia. Tudo o que você precisa fazer é colocá-la onde você quer, como na entrada da sua loja. 

Mas tome cuidado, pois esse tipo de rampa serve apenas para algumas situações específicas como pequenas elevações e obstáculos. Se você possui um desnível maior, essas rampas não conseguem atingir a inclinação recomendada, como a largura da rampa.  

Vantagens da rampa de acessibilidade portátil:  

  • Instalação simples;
  • Transposição de pequenos obstáculos;
  • Possibilidade de guardar o equipamento.

O que recomendamos?

As rampas hidráulicas ou eletromecânicas são as mais versáteis dessa lista. Elas suprem a necessidade de muitas pessoas com dificuldades de locomoção, enquanto as outras acabam por oferecer soluções básicas. Se tivéssemos que escolher uma dessas rampas, ficaríamos com ela, mas o ideal mesmo é você combinar estratégias. 

A entrada do seu estabelecimento pode conter uma rampa de acessibilidade construída, que nesse caso é até mais prática, e no seu interior outras soluções, como rampas hidráulicas. Mas lembre-se sempre que ao instalar qualquer rampa, devem ser previstos os seus objetivos como lojista e as necessidades dos clientes. O importante é visar o melhor para todos. 

Como você pode ver há vários tipos de rampas de acessibilidade. Agora que você conhece cada um deles, poderá escolher o que vai atender as necessidades da sua loja, não é verdade? 

Caso tenha ainda alguma dúvida sobre qual melhor rampa de acessibilidade escolher, entre em contato com a JE Elevadores e conheça os melhores projetos de acessibilidade para a sua loja! 

[Plataforma de Acessibilidade] Precisando de uma plataforma de acessibilidade? Solicite-nos um orçamento com condições especiais! | JE Elevadores

Share This