Respeitar os portadores de necessidades especiais é muito importante no ambiente urbano, e sem algumas iniciativas por parte dos lojistas, moradores e da prefeitura é impossível atingir essa realidade.

Uma das formas mais comuns de se ajudar pessoas com baixa mobilidade a se locomover sem problemas pelas ruas, calçadas e estabelecimentos comerciais é através da rampa de acessibilidade, uma solução simples que muda a realidade de muitas pessoas.

Pensando nisso, neste artigo vamos falar sobre os benefícios de se instalar uma rampa de acessibilidade no seu negócio, a melhor maneira de realizar a instalação e quais os modelos existentes. Continue a leitura para saber mais!

Por que instalar uma rampa de acessibilidade?

A rampa de acessibilidade permite que você atenda todos os clientes no seu negócio, inclusive os portadores de necessidades especiais, e garante que nenhuma venda seja perdida por falta de condições de acesso.

E além disso, todas as pessoas devem ter condições de entrar e sair de qualquer lugar. A rampa de acessibilidade mostra que você e o seu estabelecimento se preocupam com as necessidades especiais de locomoção dos cadeirantes, e procuram exercer um exercício de cidadania ao criar formas alternativas de acesso.

Tipos de rampas de acessibilidade

Muita gente imagina que a única forma de construir uma rampa de acessibilidade é realmente a construindo, quebrando o chão e usando concreto para fazer uma pequena rampa, mas existem vários modelos que você pode instalar no seu estabelecimento.

Não conhecer as outras soluções em rampas de acessibilidade acaba fazendo com que muitos lojistas não as instalem em suas lojas, contribuindo para o grande problema de mobilidade que enfrentamos no Brasil.

Mas a rampa que é construída na frente da loja ou no seu interior é apenas uma forma de se oferecer acessibilidade, existem maneiras mais simples e até mais baratas de proporcionar facilidade de locomoção no seu estabelecimento, tudo o que você precisa fazer é conhecê-las.

Por isso, continue a leitura para conhecer os principais modelos de rampas de acessibilidade e suas vantagens!

Rampa de acessibilidade hidráulica/eletromecânica

As rampas de acessibilidade hidráulicas ou eletromecânicas são compostas de uma pequena plataforma e um motor de sustentação. Juntas, essas duas partes elevam o usuário e concedem acesso à desníveis grandes ou pequenos, como se fossem um pequeno elevador.

Pelo seu preço e a simplicidade de instalar, além da sua característica universal (ela pode ser usada para vencer qualquer obstáculo de locomoção) e da sua garantia de estar de acordo com a NBR 9050, a rampa de acessibilidade hidráulica está se popularizando rapidamente nos centros urbanos brasileiros.

A rampa de acessibilidade hidráulica/eletromecânica é a mais recomendada em estabelecimentos comerciais, já que transpõe qualquer dificuldade de mobilidade com praticidade e pode ser construída em locais de dimensões menores, onde uma rampa de concreto não caberia.

Você pode encontrar rampas de acessibilidade com essas especificações em vários estabelecimentos, ônibus, carros, vans e até em residências.

Vantagens da rampa de acessibilidade hidráulica ou eletromecânica:

•  Praticidade de instalação;

• Adequação em quase todos os ambientes;

• Segurança;

• Preço justo.

Rampa de acessibilidade estática

São as rampas comuns, construídas na entrada do estabelecimento ou para vencer desníveis no seu interior.

A rampa de acessibilidade feita nesse modelo, com concreto, é regida pela NBR 9050 e possui especificações que tratam de condições de uso, como a inclinação, o tipo de revestimento, sua posição, etc.

Essa rampa de acessibilidade é vista também nas calçadas das cidades, graças a iniciativas da prefeitura para melhorar a locomoção na cidade e auxiliar portadores de necessidades especiais.

Vantagens da rampa de acessibilidade estática:

> Acessibilidade para cadeirantes;

Rampa de acessibilidade portátil

Esse tipo de rampa de acessibilidade é utilizado em situações específicas, geralmente não possuindo muita utilidade fora delas.

As rampas de acessibilidade portáteis são usadas para transpor pequenos desníveis e obstáculos, como degraus, canaletas, o meio-fio, etc.

Essas rampas são placas de aço galvanizado com uma ligeira inclinação, e não requerem instalação prévia. Tudo o que você precisa fazer é colocá-la onde você quer, como na entrada da sua loja, por exemplo, e pronto!

Mas tome muito cuidado, pois esse tipo de rampa serve apenas para algumas situações específicas como pequenas elevações e obstáculos. Se você possui um desnível maior, essas rampas não conseguem atingir a inclinação recomendada.

Vantagens da rampa de acessibilidade portátil:  

• Instalação simples;

• Transposição de pequenos obstáculos;

• Possibilidade de guardar o equipamento.

A nossa escolha

As rampas hidráulicas ou eletromecânicas são as mais versáteis dessa lista, já que suprem a necessidade de muitas pessoas com dificuldades de locomoção, enquanto as outras acabam por oferecer soluções básicas.

Se tivéssemos que escolher uma dessas rampas, ficaríamos com ela, mas o ideal é combinar estratégias. A entrada do seu estabelecimento pode conter uma rampa de acessibilidade construída, que nesse caso é até mais prática, e no seu interior outras soluções, como as rampas hidráulicas.

O importante é que tudo seja feito visando a melhor locomoção para todos!
Para mais dicas sobre acessibilidade, conheça nosso blog! Trazemos várias outras dicas tão importantes para a acessibilidade quanto essas. Venha conferir!

Está querendo elaborar um projeto de acessibilidade? Nós podemos te ajudar com isso! Conheça a JE Elevadores e as soluções que oferecemos: garantimos qualidade, segurança e profissionalismo. Qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato conosco.

Share This