Escolha uma Página

Projetar o elevador de acessibilidade não é a tarefa mais fácil do mundo, mas também não precisa ser um esforço gigantesco, que só traz dores de cabeça.

Como todo detalhe estrutural em um projeto ou recurso variado, o elevador de acessibilidade possui alguns requisitos de instalação e algumas facilidades se você o instala e projeta de maneira satisfatória.

Que tal descobrir como projetar o elevador de acessibilidade de uma maneira bem simples? Então é só continuar lendo este artigo. Vamos juntos?

1 – Para quem serve o elevador de acessibilidade?

Para decidir pelas especificações do elevador de acessibilidade, é necessário também saber quem vai se utilizar dele.

As condições de carga são variáveis, sendo que um elevador que pode suportar um certo peso pode não suportar outro. Portanto, estar atento ao que ele pode oferecer também perpassa o entendimento de quem irá usá-lo.

Além de quem irá usá-lo, também é importante entender sua frequência de uso, que pede por um cuidado maior de manutenção. Se ele for muito utilizado, a frequência deve ser maior, e o acompanhamento precisa ser feito de perto para evitar problemas com paradas inesperadas.

2 – Inclua o elevador de acessibilidade já no projeto

O melhor a se fazer na hora de projetar uma casa que requer um elevador de acessibilidade é incluí-lo no projeto.

Dessa forma, você consegue um aproveitamento muito mais eficiente do seu espaço, e o integra perfeitamente à arquitetura da casa.

Depois que a casa está pronta, pode ser difícil encontrar a melhor posição para o elevador de acessibilidade. Talvez não tenha sobrado espaço, talvez seja difícil visualizar uma posição confortável, ou ainda o elevador acabe ficando em uma posição que não combina com o resto da casa. Tudo isso você resolve inserindo-o no projeto.

3 – Não esqueça da casa de máquinas

Alguns tipos de elevadores de acessibilidade possuem casas de máquinas que vão ocupar um espaço maior na laje e na fundação, então se preparar para isso é fundamental para não ter frustrações na hora de instalá-lo.

A casa de máquinas não é tão grande quanto a dos elevadores residenciais comuns ou a dos modelos prediais, mas ainda vai ocupar um certo espaço. Meça-os e tenha certeza de que a casa de máquinas irá caber antes de instalar o elevador.

Normalmente, casas com o pé direito de 2,7 metros e 20 centímetros de folga na fundação já podem ser agraciadas com um elevador de acessibilidade sem maiores problemas.

4 – Acompanhe a instalação e faça testes

Durante a instalação, é muito importante que você esteja por perto e veja se está tudo correndo conforme o imaginado. As chances de algo ser deixado de fora podem ser pequenas, mas é melhor prevenir do que remediar.

Assim, acompanhe todo o processo e não tenha medo de perguntar o que está sendo feito e por que. É o seu investimento, e mais do que isso, quem usará o elevador de acessibilidade é alguém da sua família.

São questões importantes a se perguntar:

  • Qual é a carga máxima do elevador?
  • O que acontece quando ela é excedida?
  • Como funciona o resgate de parada?
  • Como são os procedimentos de entrada e saída?
  • A viagem é suave?

Tudo isso garante muito mais segurança para a hora do uso, pois você sabe perfeitamente como usar o elevador de acessibilidade antes mesmo dele ser ligado.

5 – Escolha a empresa certa

Escolher a empresa certa para fazer a instalação e te ajudar no projeto do elevador de acessibilidade é fundamental para ter mais aproveitamento e segurança ao comprar e operar.

É interessante entender como funciona a sua manutenção, se há dias definidos desde a instalação, e também pesquisar pela empresa para saber se ela possui algum problema com outros projetos.

Pesquise bem, não custa nada. Trabalhar com uma empresa idônea é fundamental em situações onde a segurança dos seus familiares está em risco, e se torna imperativo quando você provavelmente irá usar o equipamento por anos e anos sem previsão de trocá-lo.

Escolher entre a empresa certa não precisa ser difícil. A JE Elevadores tem tudo o que você precisa para um projeto eficiente. Venha nos conhecer! Quer saber mais sobre os elevadores de acessibilidade? Então confira este artigo que a gente preparou para você!

Share This