X

5 erros na limpeza de elevadores e plataformas de acessibilidade

Cuidar da limpeza de elevadores ou plataformas de acessibilidade é uma atividade rotineira. Inclusive, sabemos que, na maioria das vezes, ela acontece no “piloto automático”. 

No entanto, é aí que mora o perigo, pois existem diversos cuidados para ter na hora de realizar a higienização correta. Essa atenção especial é importante para evitar a danificação dos equipamentos.

Por exemplo, utilizar produtos químicos inadequados pode prejudicar o funcionamento do elevador. Então, é preciso ter cautela e conferir quais são as melhores práticas para promover uma limpeza completa e eficaz.

Vamos aprender mais sobre o assunto? 

Continue conosco e confira 5 erros na limpeza de elevadores e saiba como evitá-los. Boa leitura!

 

1. Lavar o elevador ou plataforma de acessibilidade com mangueira e água corrente

A água corrente é uma grande aliada da limpeza pesada. No entanto, ela, assim como as mangueiras, não podem ser utilizadas na limpeza de elevadores ou plataformas de acessibilidade.

Isso porque, a água pode ficar acumulada e danificar os componentes do elevador, além de facilitar desta forma a oxidação.

 

2. Utilizar produtos químicos e abrasivos

A água sanitária é uma das queridinhas na hora da limpeza. Afinal, ela é responsável por promover uma higienização completa em todos os cômodos das casas e empresas. No entanto, quando o assunto é limpeza de elevadores ou plataformas de acessibilidade, ela deve ser evitada.

Afinal, trata-se de um produto químico abrasivo que pode danificar tanto a estrutura quanto a sua estética. Portanto, é melhor não arriscar. 

Além disso, não é recomendado utilizar esponjas ásperas, buchas, escovas e outros materiais que possam danificar.

Novamente: um pano macio e umedecido é a melhor alternativa. Você também poderá utilizar detergente neutro.

 

> Você também pode gostar de conferir: Cuidados com a higienização de elevadores de acessibilidade

 

3. Não definir horários para a limpeza 

Convenhamos, limpar os elevadores e plataformas em horários em que há muito fluxo de pessoas não é interessante, certo? Os horários de pico devem ser evitados.

Precisamos considerar que a limpeza deve ser diária. Então, estude qual é o melhor horário para realizá-la a fim de  que essa atividade seja realizada de forma tranquila.

Lembre-se de que é importante apostar em horários com baixo movimento (à noite é uma ótima ideia). Se isso não for possível, o equipamento de acessibilidade precisa ser interditado na hora da limpeza. Assim, você evita acidentes na hora da higienização do elevador.

 

4. Não seguir as recomendações do fabricante

Quando uma empresa realiza a instalação, ela orienta as pessoas sobre quais são as boas práticas para que ele opere com segurança. Inclusive, a equipe responsável deve prestar as informações adequadas sobre a limpeza.

Portanto, saiba que ignorar essas recomendações e orientações só trará prejuízos. Afinal, você pode danificar alguma peça, comprometer a segurança e, até mesmo, diminuir a vida útil do equipamento.

Então, se você estiver em dúvida com relação a um procedimento ou a algum produto, vale a pena entrar em contato com a empresa fabricante que instalou o seu. 

Sendo assim, não fique com dúvida: sempre solicite os esclarecimentos adequados.

 

5. Usar álcool gel em excesso 

Principalmente com a pandemia, as pessoas começaram a limpar tudo com álcool em gel. No entanto, principalmente em locais mais delicados (como os botões e indicadores), é preciso ter cuidado.

O uso excessivo pode fazer “escorrer” o álcool dentro das máquinas. Dessa forma, pode, inclusive, queimar algum componente. Então, é preciso ter muito cuidado na hora da limpeza — principalmente na parte elétrica.

Você gostou de aprender mais sobre os principais erros na limpeza de elevadores? 

Sabia que a JE Elevadores é especializada em fabricar elevadores de acessibilidade? 

Os elevadores de acessibilidade da JE Elevadores são projetados de acordo com a necessidade de cada cliente. 

Então, todos os materiais são selecionados por uma equipe realmente qualificada para garantir total segurança, conforto e qualidade para todos os projetos.

Além disso, prestamos todas as orientações com relação à manutenção e limpeza de elevadores. Portanto, não precisa se preocupar: estaremos sempre ao seu lado para tirar todas as suas dúvidas.

Quer saber mais?

Aproveite e conheça um pouco mais sobre a JE Elevadores. Conheça a nossa empresa e os nossos serviços clicando aqui.

 

JE Elevadores: