Promover a acessibilidade nos ambientes comerciais. Talvez esse seja um dos segredos para você que é investidor ou empresário ter sucesso em seu negócio. Você deve saber que precisa ser diferente para atender todas as pessoas que procuram por seus serviços ou que desejam frequentar a sua empresa, seja sua academia com hidroginástica ou sua casa de shows com piscina.

Além de atender o cliente com mobilidade reduzida, você ainda vai cumprir a lei de acessibilidade para pessoas com deficiência. Por isso, saiba que a Constituição Federal, por meio das Leis Federais de Acessibilidade 10.048/ 2000 e 10.098 / 2000 e o Decreto-Lei 5296/04 garantem a acessibilidade e a livre locomoção à pessoa com deficiência dentro do território nacional.

No entanto, cada município, por meio dos seus decretos locais, poderá fazer um detalhamento dessas leis definindo sanções legais pelo seu descumprimento. Além de atender as pessoas e cumprir com as leis, você já parou para pensar por que deve investir em acessibilidade? Esta é uma pergunta que responderemos ao longo deste artigo. Veja:

[e-book] Por que investir em acessibilidades? Neste e-book você vai descobrir! | Baixar Grátis | JE Elevadores

Para atrair e conquistar clientes

Quando você tem uma loja ou uma academia que oferece acessibilidade para quem tem mobilidade reduzida, você atrai mais clientes para o seu estabelecimento comercial.

É que as pessoas valorizam cada vez mais as empresas que pensam em todos os consumidores, principalmente naqueles que precisam de um atendimento mais personalizado.

Portanto, além de sua empresa ter uma boa estrutura e sinalização adequadas para quem se move com equipamentos auxiliares como muletas, alerte sobre os desníveis do piso e ajude seus clientes.

Para respeitar todas as pessoas

Promover a acessibilidade em ambientes comerciais também é uma maneira de respeitar todas as pessoas, como os cadeirantes. Você sabia que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) prevê que o espaço de uma cadeira de rodas é equivalente a um perímetro de 0.80 por 1,20 m? Portanto, a área de circulação para os seus clientes deve respeitar essa medida e prever espaço suficiente para as manobras.

Para ofertar as melhores vagas de estacionamento

Você deve pensar na acessibilidade para ambientes comerciais e ofertar as melhores vagas de estacionamento para os portadores de deficiência. Essas vagas devem estar localizadas em área próxima à entrada do seu estabelecimento, e devem oferecer acesso direto ao local, de forma acessível. Também não se esqueça de sinalizar essas áreas.

Para oferecer uma rota acessível

Também é importante pensar na acessibilidade para oferecer uma rota sinalizada, que conecta os ambientes externos ou internos de espaços e edificações, e que possa ser utilizada de forma autônoma e segura por todas as pessoas, inclusive para você com mobilidade reduzida.

A rota acessível também precisa levar em conta a parte externa. Para isso, instale rampas e possibilite que o cadeirante tenha acesso ao seu ambiente comercial.

Para ter portas de acesso ideais

Todas as portas dos estabelecimentos comerciais devem ter no mínimo 0,80 m de altura e largura mínima de 2,10m. Além disso, as maçanetas devem ser instaladas em altura entre 0,90 m a 1,10 m e devem poder ser operadas em um único movimento, sem exigir muito esforço.

Para contar com sanitários adequados

A acessibilidade em ambientes comerciais também é importante para você portador de necessidade especial contar com sanitários acessíveis.

Eles devem ser instalados junto às rotas acessíveis e integrados às demais instalações sanitárias. Caso estejam isolados, você empresário deverá instalar um botão de emergência para o caso da pessoa cair quando estiver no banheiro.

Para adequar seus estabelecimentos de grande porte

Outra importância da acessibilidade é que ela ajuda adequar os estabelecimentos de grande porte. Para esses, a recomendação é que sejam disponibilizados telefones que recebam e transmitam mensagens (TDD) para comunicação de deficientes auditivos.

Já os equipamentos, como os elevadores de acessibilidade, devem estar indicados conforme o Símbolo Internacional de Acesso (SAI).

Para ter ambientes comerciais adequados para quem tem mobilidade reduzida

Os estabelecimentos comerciais com elevadores de acessibilidade devem instalar nesses equipamentos sistemas de proteção e reabertura de portas, para os casos de obstrução durante o seu fechamento.

O sistema deverá proteger o espaço entre 5 cm e 120 cm, contados a partir do piso do elevador, e conter, no mínimo, 16 feixes de luz interruptores. Os elevadores também devem ter espaço para os cadeirantes manobrarem com suas cadeiras de roda.

Para gerar mídia espontânea da sua empresa

Você sabia que ao investir em acessibilidade você gera mídia espontânea para o seu negócio? A imprensa gosta de empreendimentos inovadores. Talvez a sua empresa possa ser até manchete de um grande jornal. Já imaginou que bom seria para o seu negócio?

Viu como que investir em acessibilidade em ambientes comerciais é importante? Agora que você já sabe, que tal adquirir equipamentos para sua academia ou casa de shows para poder diversificar o seu público? Pense nisso e ofereça um bom espaço para quem tem mobilidade reduzida!

Quer investir em acessibilidade para eventos? Baixe o nosso e-book sobre o assunto e fique bem informado!

Share This