É fato que o Brasil está envelhecendo. Segundo o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE), em 1950, o número de brasileiros idosos de 60 anos era de 2,6 milhões (4,9% do total). Em 2020, esse número alcançou a marca de 29,9 milhões. A projeção é que em 2100, a população idosa no País seja de 72,4 milhões (40% do total populacional).

Isso significa que as casas e os apartamentos deverão ser adaptados para essa população. E nada melhor que ter um elevador de acessibilidade para oferecer conforto e mobilidade, não é mesmo?

Afinal, as pessoas querem envelhecer em seus lares e, para isso, é importante oferecer condições de mobilidade dentro de casa. Assim, um elevador para cadeirantes, tanto instalado internamente ou externamente, é um item cada vez mais procurado para aumentar a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiências.

Mas como instalar um elevador de acessibilidade e como o equipamento valoriza o seu imóvel? Essas são perguntas que vamos responder neste artigo. Acompanhe a leitura!

Como é feita a instalação do elevador de acessibilidade?

Atualmente, é muito fácil instalar um elevador de acessibilidade. O equipamento não exige uma casa de máquinas ou a criação de um fosso para funcionar. Você precisa apenas de 10 cm de distância do elevador para o chão. Com isso, o seu investimento é mais barato.

Você ainda conta com duas opções principais: o elevador elétrico e o hidráulico. Qualquer um pode ser projetado em edifícios residenciais, sejam eles antigos ou novos. No entanto, seja qual for a sua opção, você terá que avaliar o local e contar com a ajuda de um profissional para fazer o projeto.

Uma dica para valorizar ainda mais o seu imóvel é pedir o apoio de um arquiteto. Ele poderá examinar as condições do espaço, da energia elétrica, do solo e, assim, indicar o modelo ideal de elevador residencial para a sua casa ou apartamento.

Você também pode instalar o elevador de acessibilidade na entrada do seu imóvel, ao lado das escadarias ou até mesmo na parte externa do edifício. O importante é que o equipamento fique em um local de fácil acesso aos moradores que precisam de mobilidade.

Quais os benefícios do elevador residencial?

Como já dissemos no início deste artigo, a população está envelhecendo. Portanto, é preciso oferecer mobilidade para quem tem dificuldade de locomoção dentro de casa. O elevador de acessibilidade surge como uma solução para garantir o deslocamento de quem tem mobilidade reduzida ou outro tipo de deficiência.

Assim, com a grande demanda pelo equipamento, ganham os proprietários que instalarem o elevador em suas residências. Portanto, você que é investidor, saiba que um elevador de acessibilidade pode valorizar o imóvel de 20% a 25% e a tendência é que essa valorização aumente à medida que a idade média da população sobe.

Diante de tudo isso, o elevador de acessibilidade oferece as seguintes vantagens:

Aumenta o valor da propriedade

Não importa se o elevador será instalado em uma casa ou apartamento. O equipamento agrega um valor significativo ao imóvel, o que é importante para quem é investidor e pretende vender a propriedade. As pessoas estão preocupadas com o futuro, por isso, potenciais compradores preferem apartamentos com elevador para pessoas com deficiência.

Ajuda com as compras e outros itens pesados

Vamos imaginar que você investiu em um apartamento no 6º andar. Já pensou como o seu inquilino ou comprador chegará até o apartamento com as compras do supermercado e outros itens pesados? Com o elevador para cadeirantes, tudo será mais fácil, e assim, o seu imóvel valorizará ainda mais.

Precisando de um Elevador de Acessibilidade? Solicite-nos um orçamento de um elevador de acessibilidade e conheça as principais vantagens! | JE Elevadores

Oferece independência para a pessoa com deficiência

E que tal proporcionar o direito de ir e vir à todas as pessoas? O elevador de acessibilidade oferece independência para a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, você terá mais interessados em comprar ou alugar o seu imóvel, o que é bom, não é verdade?

Promove o conforto

À medida que a pessoa envelhece, a capacidade de subir e descer escadas facilmente diminui aos poucos. Com o elevador de acessibilidade, você promove o conforto aos moradores. Portanto, torna a rotina mais agradável. Afinal, no futuro, o que as pessoas querem de verdade é a comodidade.

Deixa o imóvel sofisticado

Um elevador de acessibilidade dá mais sofisticação ao imóvel. Muitos desses equipamentos possuem design arrojados que poderão se adequar ao seu gosto. Os modelos são mais modernos, podem ter armações em aço inox e até paredes de vidro polido. Esse último é o elevador panorâmico, onde as pessoas conseguem ver o exterior.

Agora você já sabe como o elevador de acessibilidade pode valorizar o seu imóvel. Então, quando investir em uma casa de dois andares ou apartamento, pense em instalar um dos modelos de elevador. Afinal, dessa maneira você poderá atrair mais pessoas interessadas em comprar ou alugar a propriedade.

Tem mais alguma dúvida sobre elevador de acessibilidade? Entre em contato com a JE Elevadores para mais informações sobre o equipamento!

Share This