Você sabia que a acessibilidade em clínicas médicas e hospitais é importante? Respeitar  o direito de ir e vir é mais do que cumprir as exigências legais, como o Decreto 5296 de 2004, é respeitar as pessoas. Além disso, segundo o mesmo Decreto, só é concedido alvará sanitário à unidade de saúde que cumprir as normas previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT 9050).

No entanto, como promover a acessibilidade nas clínicas médicas e hospitais? Neste post, vamos explicar tudo sobre o assunto. Você vai ver que com mudanças simples e os equipamentos certos, os espaços de saúde poderão oferecer a acessibilidade que as pessoas precisam. E aí, quer conferir o artigo? Então, siga com a leitura!

Precisando de um Elevador de Acessibilidade? Solicite-nos um orçamento de um elevador de acessibilidade e conheça as principais vantagens! | JE Elevadores

Como garantir a acessibilidade na área externa de clínicas médicas e hospitais?

A área externa das clínicas médicas e hospitais podem ser verdadeiros obstáculos para os pacientes com deficiência física ou mobilidade reduzida. Você pode mudar essa realidade com as seguintes medidas:

Tenha rampas de acesso

Procure colocar rampas de acesso na entrada e nas laterais da clínica médica ou do hospital. As rampas facilitam a chegada de quem procura por atendimento médico e que tem dificuldades em locomoção. Pense em oferecer o melhor aos pacientes para que a Unidade de saúde seja uma referência em acessibilidade.

Adquire elevadores de acessibilidade

Tenha elevadores de acessibilidade para área interna quando a entrada da clínica ou do hospital estiver acima do nível da rua. Assim, as pessoas não vão correr riscos de acidentes e você garantirá um acesso fácil até a parte interna das unidades.

No entanto, tome cuidado ao adquirir um elevador de acessibilidade. Procure por equipamentos que oferecem segurança, garantia e qualidade. Opte por empresas que são referência na fabricação desses equipamentos.

Conte com estacionamento e vagas prioritárias

Você deve oferecer estacionamento com vagas prioritárias para a pessoa com deficiência. Escolha vagas que dão acesso direto à porta principal das clínicas médicas ou do hospital. Sinalize para que a pessoa com deficiência física possa ver que ali há uma vaga destinada para ela.

Instale corrimãos

É muito importante pensar não apenas em quem tem mobilidade reduzida, mas também nas pessoas com outros tipos de deficiência como a visual. Coloque corrimãos em todas as escadas. Eles auxiliam no ir e vir de quem passa pelos corredores ou pelas salas das clínicas médicas ou do hospital.

Faça calçadas com piso tátil

As calçadas devem ser adaptadas para o cadeirante e para quem tem deficiência visual. Por isso, construa calçadas com piso tátil.

Como garantir acessibilidade nas áreas internas?

Você que é investidor e que deseja oferecer imóveis com valor agregado, faça uma adaptação na área externa de clínicas médicas e hospitais. Veja algumas dicas de como investir:

Priorize os espaços

Em relação aos corredores, eles devem ser espaçosos. Consulte a ABNT para saber quais são as medidas exigidas e siga as regras.

Coloque barras de apoio nas escadas internas

Na parte interna das clínicas médicas e hospitais não bastará ter corrimãos. Instale barras de apoio para que as pessoas se sintam mais seguras em subir ou descer as rampas ou escadas.

Adapte os elevadores para acessibilidade

Você pode ter um elevador moderno e seguro que proporcione a acessibilidade das pessoas. Para adaptá-lo é simples. Troque-o por um elevador para acessibilidade e ofereça o melhor imóvel para quem procura alugar ou comprar. Saiba que imóveis com esse tipo de recurso têm mais valor do que os que não contam com aparelhos.

Construa banheiros adaptados

Tenha banheiros que sejam adaptados para pessoas com deficiência. Instale barras de apoio para facilitar a acessibilidade dos pacientes. O tamanho dos banheiros devem obedecer as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ter barras para que cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida consigam se locomover.

Prefira piso antiderrapante

Não importa se é um hospital ou se são clínicas médicas, prefira instalar o piso antiderrapante em salas, quartos, recepção e corredores. Com esse cuidado, você evitará vários tipos de acidentes.

Qual é o benefício da acessibilidade para clínicas médicas e hospitais?

Além de você garantir o acesso ao tratamento de saúde para pessoas com deficiência, quando você faz as adaptações planejadas e melhora a acessibilidade de quem vai trabalhar ou ser atendido em hospitais ou clínicas, as instituições de saúde se tornam um modelo e referência. Elas ficam conhecidas por cumprirem as leis e respeitar os direitos de quem tem mobilidade reduzida ou qualquer outro tipo de deficiência.

Agora que você aprendeu a promover a acessibilidade em clínicas médicas e hospitais, que tal fazer esse tipo de investimento em seu próximo imóvel? Pense nisso e se precisar de instalar um elevador para acessibilidade, escolha os melhores modelos do mercado!

Quer ler outros conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post para aprender como escolher empresas que fabricam elevadores de acessibilidade! 

[infográfico] Modelos e Aplicações da Plataforma e Elevador de Acessibilidade | Baixe grátis | JE Elevadores

Share This