X

O que a falta de acessibilidade nas empresas pode ocasionar

A acessibilidade nas empresas é um direito de todos. No entanto, você sabe o que a falta de acessibilidade nas empresas pode ocasionar? Qual o investimento em acessibilidade nas empresas? Isso é o que você vai descobrir neste post. Siga com a leitura!  

 

Qual é a importância da acessibilidade nas empresas? 

Tornar a empresa mais acessível é pensar em um bom lugar para trabalhar. Além disso, a acessibilidade pode melhorar o quadro de funcionários. A seguir, vamos apresentar alguns tópicos importantes sobre:

 

Acessibilidade metodológica

Relacionada aos procedimentos, processos seletivos com testes e dinâmicas de grupo. Esse tipo de acessibilidade permite que as pessoas participem plenamente das atividades. 

 

Acessibilidade instrumental

Neste tipo de acessibilidade o colaborador tem acesso às ferramentas para que possa realizar o trabalho. 

 

Acessibilidade de atitude

São as atitudes que as pessoas têm dentro da empresa. Você consegue conscientizar colaboradores e gestores sobre as medidas de inclusão. 

 

Acessibilidade arquitetônica 

É a mais lembrada. Ela trata das barreiras físicas que muitas vezes impedem a locomoção, como a falta de sinalização em braille, as rampas, etc. 

É importante lembrar que o espaço deve seguir as regras do desenho universal, ou seja, tudo deve ser adaptado para as pessoas com algum tipo de deficiência. Também é importante enfatizar que esse tipo de acessibilidade está relacionada aos regimentos, leis e normas.

 

Acessibilidade natural 

Está relacionada à natureza como praias, trilhas e recursos naturais. Ela é ligada, por exemplo, quando moramos em uma área rural e temos que nos deslocar para os centros urbanos e trabalhar.  

 

Acessibilidade comunicacional

Garante que a mensagem da empresa chegue a todos. Além dos recursos escritos, você precisa pensar nos visuais como: audiodescrição de imagens para pessoas cegas, legendas e libras para as pessoas surdas. 

 

Quais os custos para implantar a acessibilidade nas empresas? 

A resposta para essa pergunta é relativa, pois depende de cada empresa. Se na empresa já existem pessoas com deficiência no quadro de funcionários, você deve pensar se a estrutura está preparada para receber os colaboradores. 

Portanto, os ambientes da empresa devem ser adequados, principalmente para as pessoas com deficiência física. Então, é preciso calcular o investimento final da implementação da acessibilidade no negócio. 

 

Como implantar a acessibilidade nas empresas? 

 

Conheça as leis

O primeiro passo para você implantar a acessibilidade nas empresas é conhecer as leis, como a lei brasileira de inclusão e a lei de cotas.

 

Proporcione às pessoas um ambiente inclusivo

Proporcione um ambiente inclusivo. Construa rampas para facilitar o acesso das pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. 

 

Entenda as necessidades dos seus colaboradores 

Converse com cada um dos colaboradores. Escute quais são as maiores dificuldades no trabalho e peça a opinião. A melhor maneira de promover a acessibilidade é ouvir a experiência de quem vive na pele a dificuldade dos lugares que não são acessíveis. 

O que a falta de acessibilidade nas empresas provoca? 

 

Prejudica os colaboradores 

Muitas vezes você perde excelentes colaboradores por não oferecer acessibilidade nas empresas. Você pode ter um colaborador cadeirante e não ter condições de oferecer um local adequado para ele trabalhar.

 

Gera multas 

Outro problema da falta de acessibilidade nas empresas é que ela pode gerar multas. A Lei Brasileira de Inclusão, que muita gente conhece como o Estatuto da Pessoa com Deficiência, junto com a Lei de Cotas, guiam o entendimento da quantidade de pessoas com deficiência por números de funcionários. 

Portanto, a partir dos 100 colaboradores, já é obrigatório a abertura de processo seletivo exclusivo. Ao mesmo tempo, a NBR 9050 determina que as empresas devem adaptar os espaços para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 

Mesmo que não haja nenhum colaborador nesta situação, a empresa terá que se enquadrar na regra. E caso você não cumpra as leis de acessibilidade nas empresas será multado. 

 

Traz prejuízos para o negócio 

A falta de acessibilidade nas empresas faz perder clientes que precisam entrar e sair dos espaços. Imagine elaborar propostas para um potencial cliente e descobrir que ele precisa de acessibilidade e você não poderá atendê-lo porque a empresa não é adaptada. 

Isso será ruim tanto para você, quanto para ele. Portanto, é bom evitar a perda de clientes e investir em ambientes acessíveis. Para isso, utilize equipamentos para acessibilidade. 

Além disso, você deve saber que a falta de acessibilidade nas empresas gera outros tipos de prejuízos. No caso das empresas menores, elas podem ser denunciadas a qualquer momento, tanto pelos funcionários quanto por qualquer pessoa que passe por lá. 

Se você tem um espaço pequeno, procure uma empresa responsável que possa te ajudar com a acessibilidade. 

 

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso próximo post e confira tudo sobre a acessibilidade e o poder da diversidade e inclusão nas empresas. 

JE Elevadores: