Escolha uma Página

A acessibilidade nas empresas é um direito compartilhado. É dos trabalhadores que as frequentam diariamente, dos prestadores de serviços que a visitam ocasionalmente, dos clientes e stakeholders que vão tratar de negócios, dentre várias outras pessoas.

Ficar atento aos esforços de acessibilidade nas empresas, então, é o mesmo que se atentar para as necessidades das pessoas que a frequentam. Não é uma questão de leis pura e simplesmente, mas também de empatia.

De qualquer maneira e analisando sobre qualquer uma dessas óticas, não trabalhar a acessibilidade nas empresas gera uma série de prejuízos que você precisa evitar. Neste artigo mostramos quais são eles, vamos ver?

Qual a responsabilidade da arquitetura no projeto de acessibilidade? Baixe nosso material e descubra!

A falta de acessibilidade nas empresas as faz perder oportunidades

Você nunca sabe como uma oportunidade irá se apresentar. Talvez ela chegue através de um colaborador cheio de qualificações, mas que precisa de um ambiente adaptado para conseguir se locomover pela empresa e realizar suas funções.

Talvez a oportunidade seja ainda mais direta: quem sabe um investidor quer conhecer suas dependências, mas, como cadeirante, não consegue subir a escadaria íngreme que leva até os escritórios?

A falta de acessibilidade nas empresas pode te fazer perder grandes oportunidades em um momento ou outro. Para garantir que todas sejam aproveitadas, o melhor a fazer é deixar o ambiente adaptado, mesmo sem nenhuma pessoa com deficiência trabalhando com você no momento. As oportunidades, como o futuro, chegam sem avisar. Esteja preparado para elas!

A falta de acessibilidade nas empresas pode gerar multas

A LBI, que muita gente conhece como o Estatuto da Pessoa com Deficiência, junto com a Lei de Cotas, guiam o entendimento da quantidade de pessoas com deficiência nas sua empresa por número de funcionários. A partir dos 100, já se torna mandatório a abertura de processos seletivos exclusivos.

Ao mesmo tempo, a NBR 9050 determina que espaços comuns, inclusive as empresas, precisam ser adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Mesmo que não haja nenhuma pessoa que precise desses cuidados, ainda assim a adaptação é necessária.

Não cumprir com essas leis de acessibilidade nas empresas geram multas para a diretoria. É fato, não há como escapar dessa realidade. E a distância é mínima: apenas uma denúncia anônima para o Ministério Público ou o Ministério do Trabalho já é mais do que suficiente para uma fiscalização e a autuação.

Então, não caia na bobeira de querer economizar onde não se deve. Faça as adaptações necessárias o quanto antes pra não perder dinheiro!

A falta de acessibilidade nas empresas faz perder clientes

A acessibilidade nas empresas abraça a questão dos seus clientes, que precisam entrar nela para conseguir fazer negócios.

Se você trabalha com o varejo, isso fica ainda mais evidente. A falta de acessibilidade faz com que você perca vendas pelo pior motivo de todos: um certo grupo de pessoas simplesmente não consegue entrar na empresa.

Perder vendas por desinteresse com o produto, com o preço ou até por outros motivos tudo bem, mas perder só porque pessoas não conseguem entrar no espaço é inadmissível.

Mas além do varejo, empresas de serviços também podem perder clientes por falta de acessibilidade. Imagine só elaborar propostas e enviar para clientes em potencial, só para descobrir, quando ele quiser marcar uma reunião, que o seu espaço não permite que ele passe da porta da frente? Aí é alugar coworkings e esperar pelo melhor, mas a perda desse cliente já é anunciada.

A falta de acessibilidade nas empresas realmente dá multa?

Dá, pode acreditar. Só em uma operação da Prefeitura, 196 multas foram aplicadas a pontos de ônibus, rodoviárias e empresas de transporte no Distrito Federal.

A acessibilidade em empresas está bastante em evidência hoje em dia, e não vale a pena dar chance ao azar. Para empresas menores, você pode ser denunciado a qualquer momento, tanto pelos funcionários quanto por qualquer pessoa que passe por lá.

A falta de acessibilidade nas empresas realmente dá multa?

Não vale a pena arriscar. Se você digitar no Google agora mesmo “multa acessibilidade”, vai encontrar várias notícias trazendo a mesma história. Não seja mais um. Aplique agora mesmo as mudanças necessárias na sua empresa!

Agora imagine essa situação: sua empresa é nova e você recebe muitos clientes, mas está em um sobradinho espremido no centro da cidade. Não dá pra instalar uma rampa de acessibilidade. Sabe o que você faz?

Procura uma empresa responsável para instalar um elevador de acessibilidade! Mas essa procura pode acabar sendo bastante complicada, não é? Então veja com a gente como escolher a melhor!

Share This