X

Plataforma de acessibilidade em escolas: volta às aulas com inclusão social

Plataforma de acessibilidade em escolas: volta às aulas com inclusão social 

A acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é garantida por lei. Todos os estabelecimentos deveriam e devem se preocupar com essa questão. Isso vale também para as  instituições de ensino. Por isso, plataformas de acessibilidade em escolas são equipamentos de grande importância.

Ainda sobre a inclusão, o  artigo 24 do decreto 5296 de 2004 regulamenta a acessibilidade nas escolas, tornando-a obrigatória. Segundo a norma, quem investe em ambiente escolar deve pensar desde o projeto até a finalização, pois as instituições de ensino devem se adequar a lei e a realidade dos alunos. 

Para entender a importância da plataforma de acessibilidade em escolas, preparamos este post. Confira! 

 

Qual é a importância de contar com uma plataforma de acessibilidade em escolas?

Instituições de ensino que têm plataformas de acessibilidade acolhem crianças e jovens com deficiências físicas ou mobilidade reduzida. Ela possibilita o acesso à educação e ao mesmo tempo:

 

Garante o bem-estar físico e mental

O papel da escola na inclusão social é importante. Ela trabalha com todos os tipos de público, desde o infantil ao adulto. Assim, quando um investidor pensa no futuro e se prepara para receber crianças com mobilidade reduzida ou algum tipo de deficiência, ele contribui para um mundo mais igualitário.

 

Promove a integração de todos no ambiente escolar

Ao promover a inclusão com uma plataforma de acessibilidade em escolas, você valoriza a diversidade. Pois, alunos com mobilidade reduzida ou deficiência não se sentem excluídos do grupo ou da sociedade. Assim, a promoção da acessibilidade também torna-se uma verdadeira oportunidade para se discutir assuntos relacionados ao tema.

 

Possibilita a participação dos alunos nas atividades

Com uma plataforma de acessibilidade em escolas, o aluno se sente mais seguro para participar das atividades escolares. Ele sabe que a escola se preocupa com o bem-estar de todos e oferece auxílio aos estudantes que precisam para ter um ano letivo mais proveitoso. Além disso, se o aluno se sente parte da instituição, ele tem um aprendizado mais eficiente.

Como promover a acessibilidade? 

Além da plataforma de acessibilidade em escolas, a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos ambientes deve começar com a comunicação. Portanto, a inclusão deve contemplar a maneira que as aulas são administradas. 

Veja alguns exemplos: 

No caso das crianças ou jovens surdos, o ideal é ter intérprete de LIBRAS para fazer a tradução simultânea. Já para as que têm deficiências cognitivas, deverão contar com os professores habilitados. No caso das crianças cegas, é importante oferecer materiais em braile. 

Além disso, a tecnologia com o uso de projetores interativos também facilita a vida de estudantes, assim como atividades que envolvem: 

  • movimento corporal;
  • fala;
  • consciência espacial.

 

Outras dicas para promover a acessibilidade no ambiente escolar:

 

Instale pisos táteis

Esses pisos oferecem acessibilidade para quem tem deficiência visual, que indicam os caminhos que os alunos cego precisam, evitando barreiras que existem nos espaços.

 

Ofereça acessibilidade na entrada

A rua e a entrada da escola precisam garantir a acessibilidade no ambiente escolar. Portanto, você pode instalar uma plataforma de acessibilidade em escolas. Assim, a criança ou o jovem com mobilidade reduzida conseguirão entrar no ambiente escolar sem dificuldades.

 

Pense na acessibilidade aos toalhetes

Os banheiros precisam receber adaptações para os alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. É importante contar com sanitários apropriados, com barras de apoio e pias com no máximo um metro de altura. Uma dica é projetar um banheiro completamente adaptado. Pode-se, inclusive, pensar na plataforma de acessibilidade em escolas para os banheiros.

 

Qual é a melhor plataforma de acessibilidade em escolas?

Se você deseja promover a inclusão dos alunos no ambiente escolar, você precisa de uma plataforma de acessibilidade como a Plataforma de Acessibilidade PNE, da JE Elevadores. Ela pode ser instalada em qualquer lugar e oferece segurança a quem a utiliza. Além disso, para a instalação da plataforma é simples e não exige grandes espaços como num elevador tradicional. Portanto, a escola só terá vantagem com esse equipamento.  

E então, agora que você aprendeu um pouco mais sobre plataforma de acessibilidade em escolas, saberá o que fazer para garantir a inclusão dos estudantes. Pense em ter um espaço mais confortável e atrativo. Invista em acessibilidade!

Gostou do conteúdo? Leia o nosso próximo post sobre a acessibilidade no ambiente escolar e aprenda a aplicá-la! 

JE Elevadores: