A inclusão digital permite que as pessoas com deficiência usem a internet sem dificuldades. Esse tipo de acessibilidade tornou-se indispensável mesmo antes da pandemia do novo coronavírus. Segundo os dados de 2010 referente ao Censo Demográfico, há no Brasil 45 milhões de pessoas com deficiência, isso representa 23,9% da população brasileira.
No entanto, apesar deste número ser considerado elevado, nem todos os sites ou canais de comunicação são otimizados para a acessibilidade digital. Há, ainda, empresas que apesar de entender os benefícios da inclusão digital e da acessibilidade não conseguiram adotar as melhores soluções tecnológicas.
Por sua vez, isso afasta as pessoas com deficiência e dificulta o acesso livre à internet. No entanto, se você se preocupa com a inclusão digital, acompanhe esse post. Nele, vamos mostrar algumas ferramentas para ajudar na acessibilidade do seu empreendimento. Confira!
Intérprete visual
A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei 13.146/2015 diz que a acessibilidade na internet é obrigatória. Segundo a norma, as pessoas com deficiência devem ter acesso às informações. No entanto, para cumprir a lei existem diversos recursos que podem ser adotados como o intérprete visual 3D.
Esse intérprete traduz simultaneamente os textos em português para Libras. Desta forma, você como investidor ou empresário quebra as barreiras da acessibilidade. Já a pessoa com deficiência, sabe que com esse recurso conseguirá acessar o site de maneira simples. Assim basta clicar em uma tarja azul que representa a ilustração de duas mãos e o usuário compreenderá todo conteúdo do site.
Sites para daltônicos
Alguns sites já adotam um recurso que facilita a leitura de quem é daltônico. Você clica no ícone de brilho e as cores do site tornam preto e branco. Assim, quem tem daltonismo não terá problemas para distinguir as cores.
Outra dica importante em relação aos sites é que você nunca deve disponibilizar as informações somente por meio de cores. No caso dos gráficos ou de diagramas coloridos, acrescente rótulos ou descrições que liguem os dados.
Movimento #PRACEGOVER e #PRATODOSVEREM
As empresas que se preocupam com a inclusão digital utilizam sempre um texto alternativo nas imagens das mídias digitais, acompanhado pelas hashtags #paracegover e #pratodosverem. Neste texto, você descreve o que há na imagem, como cores, objetos, pessoas, o que estão fazendo, assim por diante.
Alternativas para a mobilidade
Quem tem problemas com a mobilidade, sabe o quanto é difícil andar pelas ruas e frequentar estabelecimentos sem se esbarrar nos obstáculos. Por falta de informação ou até mesmo interesse de muitas pessoas, a acessibilidade para quem tem cadeira de rodas chega a ser limitada e mal planejada.
Mas isso pode mudar. Basta você ficar atento às novidades sobre inclusão digital que existem no mercado. Uma delas é o aplicativo Guia de Rodas, que permite ao usuário avaliar o nível de acessibilidade de locais que visita e disponibiliza a informação para outros usuários.
Extensões do Google
Você pode instalar extensões no Google que ajudam os deficientes visuais como o Evernote Clearly, que deixa apenas o texto na tela. Também tem o Color Enhancer, que cria filtros de cores personalizadas. Esse recurso serve para dar um conforto a mais aos daltônicos que têm dificuldades com as cores na internet.
Acrescente recursos de inclusão digital na comunicação
Algumas alternativas, como o chat, ajudam na comunicação. Portanto, quando criar o site da empresa, ofereça essa alternativa para dar acessibilidade a vida das pessoas com deficiência.
Pense nas melhores cores para o site
As cores do site de empreendimento precisam ser adequadas para as pessoas com restrições visuais, como para quem é daltônico. Portanto, pense bem antes de usar qualquer cor.
Treine os seus atendentes
Treine a sua equipe de profissionais. Elas precisam aprender como atender ligações feitas por aplicativos que leem textos para as pessoas surdas.
Acolha a pessoa com deficiência
E por último, acolha a pessoa com deficiência. Promova a acessibilidade na empresa e a inclusão digital. Você pode desenvolver um aplicativo de atendimento ao cliente com todos os recursos que os deficientes visuais e auditivos precisam.
E então, viu como é fácil promover a inclusão digital? Agora que você conhece as melhores ferramentas, que tal utilizá-las? Lembre-se que se cada um fizer a sua parte, a acessibilidade será uma realidade para todos!
Gostou do conteúdo? Quer ler mais? Baixe o nosso e-book sobre acessibilidade, um direito de todos!