A inclusão digital permite que as pessoas com deficiência usem a internet sem dificuldades. Esse tipo de acessibilidade tornou-se indispensável mesmo antes da pandemia do novo coronavírus. Segundo os dados de 2010 referente ao Censo Demográfico, há no Brasil 45 milhões de pessoas com deficiência, isso representa 23,9% da população brasileira. 

No entanto, apesar deste número ser considerado elevado, nem todos os sites ou canais de comunicação são otimizados para a acessibilidade digital. Há, ainda, empresas que apesar de entender os benefícios da inclusão digital e da acessibilidade não conseguiram adotar as melhores soluções tecnológicas. 

Por sua vez, isso afasta as pessoas com deficiência e dificulta o acesso livre à internet. No entanto, se você se preocupa com a inclusão digital, acompanhe esse post. Nele, vamos mostrar algumas ferramentas para ajudar na acessibilidade do seu empreendimento. Confira! 

 

Intérprete visual 

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei 13.146/2015 diz que a acessibilidade na internet é obrigatória. Segundo a norma, as pessoas com deficiência devem ter acesso às informações. No entanto, para cumprir a lei existem diversos recursos que podem ser adotados como o intérprete visual 3D.

Esse intérprete traduz simultaneamente os textos em português para Libras. Desta forma, você como investidor ou empresário quebra as barreiras da acessibilidade. Já a pessoa com deficiência, sabe que com esse recurso conseguirá acessar o site de maneira simples. Assim basta clicar em uma tarja azul que representa a ilustração de duas mãos e o usuário compreenderá todo conteúdo do site.

 

Sites para daltônicos

Alguns sites já adotam um recurso que facilita a leitura de quem é daltônico. Você clica no ícone de brilho e as cores do site tornam preto e branco. Assim, quem tem daltonismo não terá problemas para distinguir as cores. 

Outra dica importante em relação aos sites é que você nunca deve disponibilizar as informações somente por meio de cores. No caso dos gráficos ou de diagramas coloridos, acrescente rótulos ou descrições que liguem os dados. 

 

Movimento #PRACEGOVER e #PRATODOSVEREM

As empresas que se preocupam com a inclusão digital utilizam sempre um texto alternativo nas imagens das mídias digitais, acompanhado pelas hashtags #paracegover e #pratodosverem. Neste texto, você descreve o que há na imagem, como cores, objetos, pessoas, o que estão fazendo, assim por diante. 

 

Alternativas para a mobilidade 

Quem tem problemas com a mobilidade, sabe o quanto é difícil andar pelas ruas e frequentar estabelecimentos sem se esbarrar nos obstáculos. Por falta de informação ou até mesmo interesse de muitas pessoas, a acessibilidade para quem tem cadeira de rodas chega a ser limitada e mal planejada. 

Mas isso pode mudar. Basta você ficar atento às novidades sobre inclusão digital que existem no mercado. Uma delas é o aplicativo Guia de Rodas, que permite ao usuário avaliar o nível de acessibilidade de locais que visita e disponibiliza a informação para outros usuários. 

 

Extensões do Google

Você pode instalar extensões no Google que ajudam os deficientes visuais como o Evernote Clearly, que deixa apenas o texto na tela. Também tem o Color Enhancer, que cria filtros de cores personalizadas. Esse recurso serve para dar um conforto a mais aos daltônicos que têm dificuldades com as cores na internet. 

 

Acrescente recursos de inclusão digital na comunicação

Algumas alternativas, como o chat, ajudam na comunicação. Portanto, quando criar o site da empresa, ofereça essa alternativa para dar acessibilidade a vida das pessoas com deficiência. 

 

Pense nas melhores cores para o site 

As cores do site de empreendimento precisam ser adequadas para as pessoas com restrições visuais, como para quem é daltônico. Portanto, pense bem antes de usar qualquer cor.  

 

Treine os seus atendentes 

Treine a sua equipe de profissionais. Elas precisam aprender como atender ligações feitas por aplicativos que leem textos para as pessoas surdas. 

 

Acolha a pessoa com deficiência

E por último, acolha a pessoa com deficiência. Promova a acessibilidade na empresa e a inclusão digital. Você pode desenvolver um aplicativo de atendimento ao cliente com todos os recursos que os deficientes visuais e auditivos precisam. 

E então, viu como é fácil promover a inclusão digital? Agora que você conhece as melhores ferramentas, que tal utilizá-las? Lembre-se que se cada um fizer a sua parte, a acessibilidade será uma realidade para todos! 

Gostou do conteúdo? Quer ler mais? Baixe o nosso e-book sobre acessibilidade, um direito de todos!  

 

[infográfico] Modelos e Aplicações da Plataforma e Elevador de Acessibilidade | Baixe grátis | JE Elevadores

Share This