A acessibilidade em hotéis é um assunto que deve ser tratado o quanto antes, pois a não compatibilidade com todas as pessoas, com mobilidade reduzida ou não, acaba impedindo que esses espaços – que por serem turísticos devem ser utilizados por todos os turistas – sejam frequentados por pessoas com limitações de locomoção.

Mas em geral, os locais acabam pecando em situações simples e fáceis de resolver: com um investimento mínimo, é possível realizar as adaptações necessárias e oferecer a acessibilidade em hotéis e lugares turísticos sem comprometer o orçamento.

E é aí onde a oportunidade se mostra: se é barato investir e se a acessibilidade em hotéis e lugares turísticos abrange um novo público, o que é um dever de cidadania também passa a ser rentável.

A acessibilidade em hotéis e lugares turísticos é rentável

Os tempos mudaram e com eles as tecnologias avançaram bastante. Hoje em dia, ninguém mais está refém das rampas de concreto armado para promover a acessibilidade em hotéis e pontos turísticos. Elas são caras e demandam tempo, sendo que os elevadores de acessibilidade podem realizar o trabalho tão bem quanto elas.

Isso quer dizer que o investimento é pequeno se comparado ao preço da hora dos pedreiros, aos tijolos que devem ser comprados, ao concreto que deve ser misturado em betoneiras alugadas, ao ferro, etc.

Onde nós queremos chegar com isso? Pense com a gente: oferecer a acessibilidade em hotéis abre a possibilidade de encantar mais pessoas, não só as que normalmente o frequentam. Muitos cadeirantes deixam de frequentar lugares que não oferecem acessibilidade.

Portanto, se é barato e se abre para que mais pessoas frequentem o hotel, a rentabilidade é garantida.

Pequenas mudanças, grandes negócios

Mas a acessibilidade em hotéis e lugares turísticos vai muito além da mobilidade. Como hoje não há uma regulamentação muito grande sobre a aplicação do símbolo internacional de acessibilidade, muitos hotéis acabam aplicando o que é obrigatório, como 5% de quartos adaptados, e se esquecendo do resto.

Um despertador para surdos raramente passa dos 200 reais, e garante grande autonomia para o hóspede, que com certeza irá preferir o seu hotel. Mudar algum mobiliário de lugar para garantir maior espaço de manobra não custa nada, e organizar as geladeiras de acordo com sinalizações em braille também não.

Todas essas mudanças, que são bem pequenas quando comparadas com mobiliar um quarto e pronto, vão garantir que você fidelize mais clientes e abram uma nova realidade de mercado.

A acessibilidade é garantida por lei

Hoje em dia, a acessibilidade em hotéis e lugares turísticos já é garantida por lei. Na verdade, estabelecimentos que recebem outras pessoas já são obrigados a seguir a NBR 9050 na concepção do projeto e na execução da obra, sendo que a adaptação dos já existentes também são contempladas.

Os hotéis que já estão construídos devem reservar pelo menos 2% dos seus quartos para pessoas com mobilidade reduzida, sendo que eles devem conter banheiros com barras de sustentação, piso tátil, sanitários adaptados e cama baixa.

Porém, ir além do que a lei estipula é sempre a melhor ideia, como nós ressaltamos ali em cima, especialmente quando vivemos em um mundo cada vez mais digital.

Acessibilidade em hotéis é marketing grátis

Primeiramente, é muito necessário ressaltar que a acessibilidade em hotéis e lugares turísticos é um esforço para a cidadania principalmente, sendo que todos esses tipos de locais no mundo inteiro deveriam ser acessíveis. O problema é o que os hoteleiros encaram como gastos os recursos necessários.

Gasto é uma palavra forte demais para descrever a acessibilidade em hotéis. Tudo o que é investimento é, no fundo, um gasto. Se você constrói dez andares pensando em quantas pessoas pode receber sem pensar nos gastos, porque com a acessibilidade essa situação muda de figura?

O ponto é que, na era digital, onde cada vez mais buscamos os clientes de onde eles estão, ter um hotel acessível é uma poderosa ferramenta de marketing. Os clientes irão procurar o seu hotel pela internet com toda a certeza antes de reservar, e muito provavelmente farão a reserva também online.

Ter fotos de ambientes acessíveis e de como o hotel valoriza essa questão e traz mais garantias de sucesso em fisgar os seus clientes em potencial ainda no momento da busca.

Viu só como a acessibilidade em hotéis é importante e vantajosa? Mas por enquanto só falamos nos interiores, não é? E a área da piscina, como fica? Descubra neste artigo!

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