Desde 2020, o mundo inteiro enfrenta um inimigo em comum: o novo coronavírus. A Covid-19 se espalhou de forma rápida e impactante e mudou a vida das pessoas. Assim, a acessibilidade digital na pandemia tem sido uma grande aliada para quem não pode sair de casa.

No entanto, para que você entenda tudo sobre a acessibilidade digital na pandemia, preparamos este post. Se ficou interessado em esclarecer todas as dúvidas sobre o nosso tema? Acompanhe o artigo!

 

O que é acessibilidade digital? 

Você já sabe que todo mundo tem direito a acessibilidade,certo? E a acessibilidade digital é um conjunto de recursos que ajuda na navegação das pessoas com deficiência. Ela é uma ferramenta que elimina barreiras e que precisa seguir as diretrizes de acessibilidade para conteúdo da Web (WCAG). 

Essas normas fornecem um único padrão compartilhado para a acessibilidade de conteúdos da Web, que atende as necessidades de quem tem deficiência. Assim, é por conta da acessibilidade digital que as pessoas com deficiência têm acesso aos recursos da Internet e conseguem trabalhar, entreter e estudar.

 

Quais as aplicações da acessibilidade digital?  

Nos sites e portais adaptados para pessoas com deficiência há várias ferramentas que auxiliam na acessibilidade digital. Também existem programas de softwares e serviços online que facilitam a vida dessas pessoas. 

Serviços online como e-commerces, redes sociais e sites governamentais fazem uso de soluções de acessibilidade. Todos eles visam a inclusão de PCD’s. Portanto, é fato que cada vez mais,  a aplicação dessas soluções aparece de várias maneiras como: 

  • leitura de tela para quem não consegue visualizar o conteúdo;
  • descrições em imagens;
  • língua de sinais e outras soluções oferecidas pela acessibilidade digital na pandemia.

Além disso, portais e sites adaptados à acessibilidade digital são melhor avaliados pelos mecanismos de buscas como o Google. Isso ocorre porque hoje é cada vez mais necessário pensar na inclusão das pessoas.  

 

O mundo online realmente é acessível para todos? 

Infelizmente, não! Ainda temos um longo caminho a percorrer. Atualmente há 14 milhões de sites ativos no Brasil. Desses, 99% não possuem acessibilidade.

Isso quer dizer que os conteúdos não são compreendidos por pelo menos 45 milhões de pessoas. Um surdo, por exemplo, depende da língua de sinais para compreender as notícias sobre a pandemia. 

Se uma pessoa cega precisa fazer compras online em um site, o portal deverá possuir uma navegação adequada para ela. Assim, pessoas com deficiência enfrentam várias barreiras que precisam ser solucionadas com a acessibilidade digital na pandemia. 

Desta forma, a acessibilidade digital é uma necessidade que envolve as pessoas que precisam acessar conteúdos online e também uma maneira das organizações ampliarem o alcance. 

No entanto, também há um outro lado dessa história. Empresas como o Banco BMG, a Claro e a Azul Linhas Aéreas já saíram na frente em relação à acessibilidade digital na pandemia. 

Essas organizações têm sites acessíveis em libras e abrem as portas para os milhões de surdos com uma comunicação efetiva e adequada à eles. Assim, os resultados são surpreendentes! 

Quando qualquer empresa pensa na acessibilidade digital na pandemia, ela respeita a diversidade e atende o interesse de cada pessoa. Ela também reflete uma imagem positiva para todos que de certa forma convivem com ela. 

E mais uma vez, isso mostra o quanto a acessibilidade digital na pandemia tem sido cada vez mais fundamental na vida das pessoas. Afinal, todos precisam trabalhar, entreter e também estudar, não é mesmo? 

 

Como adotar a acessibilidade digital? 

Existem algumas maneiras simples de oferecer a acessibilidade digital na pandemia. Confira! 

  • adicione descrições em imagens para ajudar na leitura das pessoas;
  • otimize o conteúdo com espaços entre um parágrafo e outro para facilitar a compreensão;
  • implante a língua de sinais.

Como você viu neste artigo, é importante pensar na acessibilidade digital na pandemia. Para isso, fique sempre de olho nas notícias sobre acessibilidade e nunca se esqueça que, em tempos de pandemia, as pessoas ficam mais em casa e buscam por conteúdos online. 

 

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso blog e fique sempre bem informado! 

[One page] Acessibilidade, direito de todos! | Saiba mais | JE Elevadores

Share This