Todos nós sabemos o quanto é importante cuidar da higiene, não é verdade? E com a pandemia do novo coronavírus, os cuidados com os elevadores de acessibilidade devem ser redobrados. Afinal, essa é a forma mais eficaz de prevenir o avanço da Covid-19 em condomínios, espaços públicos e privados.

No entanto, como fazer a higienização dos elevadores de acessibilidade? Isso é o que vamos abordar neste artigo. Também vamos falar a respeito dos cuidados que os usuários, principalmente os que têm mobilidade reduzida, devem ter ao utilizar o elevador. E aí, ficou interessado em aprender um pouco mais com a gente? Então, siga com a leitura!

 

Use lenço de papel para tocar botões dos elevadores de acessibilidade

Essa dica vai especialmente para quem utiliza o elevador de acessibilidade. Sempre que você acioná-lo, nunca toque nos botões sem uma luva ou um lenço de papel. Ao sair do equipamento, procure algum lugar em que possa lavar as mãos com sabão.

Caso não encontre, leve em sua bolsa um spray com um pouco de álcool gel 70%. Utilize para prevenir qualquer tipo de contato com as superfícies que podem estar contaminadas com o novo coronavírus.

Higienize os elevadores a cada duas horas

Dependendo do fluxo de pessoas, você deverá higienizar os elevadores de acessibilidade a cada duas horas. Essa é a recomendação da Associação Brasileira das Empresas de Elevadores (Abeel), que preparou uma cartilha com dicas preventivas para condomínios e demais espaços que fazem o uso do equipamento.

Tome cuidado com os produtos de limpeza

Não utilize produtos abrasivos ou corrosivos para limpar os elevadores de acessibilidade, pois eles poderão danificar os botões e os comandos dos equipamentos. Para os locais com aço inox, use detergente neutro com pouca água. O álcool 70% também é indicado para fazer a limpeza.

Em seguida, seque a superfície com um pano macio ou uma esponja de nylon. Você também pode usar produtos próprios para os detalhes inox. Esse tipo de produto garantirá o brilho no equipamento por muito mais tempo e formará uma película protetora.

Evite mangueira com água corrente

A mangueira com a água corrente não deve ser utilizada para higienizar os elevadores de acessibilidade. A água pode acumular nos componentes dos equipamentos e danificá-los.

Limpe botões e indicadores com um pano umedecido

Os elevadores de acessibilidade têm luminárias, botões e indicadores que devem ser limpos com um pano levemente úmido em água com sabão ou detergente suave ou neutro. Nunca esfregue os componentes com a esponja de aço.

Precisando de um Elevador de Acessibilidade? Solicite-nos um orçamento de um elevador de acessibilidade e conheça as principais vantagens! | JE Elevadores

Higienize os vidros e os espelhos

Você deve dar atenção aos vidros e espelhos dos elevadores de acessibilidade. Para deixá-los limpos, use produto disponível no mercado na categoria “limpa vidros”.

Para finalizar a limpeza, utilize panos macios e secos. Já as marcas de dedos devem ser removidas com um pano macio ou toalha de papel umedecidos em álcool isopropílico.

Deixe toalhas de papel próximas aos elevadores de acessibilidade

Não deixe que o usuário do elevador entre no equipamento sem uma toalha de papel. Para isso, disponibilize-a em um cantinho próximo aos elevadores de acessibilidade. Se no condomínio há um porteiro, deixe com ele e peça para que entregue a toalha a cada morador e oriente para que moradores e visitantes não chamem o elevador sem utilizar as toalhas descartáveis.

Quanto menos tocar nos botões sem proteção, mais os moradores vão se prevenir da Covid-19 e outras doenças.

Disponibilize álcool gel 70%

Temos visto em reportagens e vários médicos pedindo para higienizar as mãos com álcool gel, não é verdade? Portanto, se os elevadores de acessibilidade ficam em espaços que têm recepções, o ideal é disponibilizar álcool gel para que o usuário utilize antes de subir no elevador e depois que chegar ao andar escolhido. Compartilhe a ideia que sempre é melhor prevenir do que remediar!

 

Incentive a higiene dentro dos elevadores de acessibilidade

Aqui vale uma sugestão da JE Elevadores. Você pode deixar alguns cartazes de incentivo ou avisos nas proximidades dos elevadores de acessibilidade, com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância de mantê-los limpos.

Coloque recados como “Cuide de você e dos outros, utilize toalhas de papel para acionar o elevador” ou “Aqui você tem álcool gel para higienizar as suas mãos”. Essa é a melhor maneira de manter os elevadores de acessibilidade sempre limpos e longe do novo coronavírus.

Viu como é fácil fazer a higienização dos elevadores de acessibilidade? Agora que você já sabe, que tal cuidar dos equipamentos? E não se esqueça, em uma época onde falamos tanto sobre a Covid-19, é importante incentivarmos a higiene, pois somente com a união de todos venceremos a pandemia!

Precisa de um elevador de acessibilidade? Baixe o catálogo da JE Elevadores e confira o nosso produto!

Share This